Aluno participa de pesquisa premiada sobre Oscilação de Neutrinos

Publicado em 13/04/16

O aluno João Pedro Athayde Marcondes de André, formado em 2003, participou do grupo de pesquisa sobre Oscilação de Neutrinos que recebeu o prêmio Breakthrough de Física de 2016. O trabalho foi conduzido pelo professor Koichiro Nishikawa, ganhador do prêmio Nobel de 2015, no Laboratório de Leprince-Ringuet, na França.
joao_pedro

Interessado pela física de neutrinos desde a Graduação na USP e durante o programa de Mestrado na Politécnica de Paris, o estudante passou a conversar com pesquisadores da área até conseguir uma oportunidade de trabalhar na equipe T2K, de Nishikawa. O objetivo da pesquisa foi descobrir a taxa de conversão entre os neutrinos de tipo múon e elétron.

“Foi extremamente gratificante saber que o prêmio Breakthrough não só concordava com o Nobel em relação à importância das oscilações de neutrinos, mas também reconhecia o excelente progresso na área desde a descoberta desse fenômeno, premiando não só os líderes dos experimentos, mas também os inúmeros pesquisadores que haviam contribuído para que a medida fosse realizada”, declarou João Pedro.

Para o aluno, o reconhecimento também se mostrou relevante para o foco de seu trabalho após a pesquisa. Hoje, ele integra a colaboração IceCube, que consiste em um detector de neutrinos no Polo Sul e a experiência PINGU (Precision IceCube Next Generation Upgrade), que pretende ser construída nos próximos anos. “Isso é para mim extremamente importante, tendo em vista que assim poderemos compreender melhor o universo em que vivemos. Há uma satisfação definitiva por ter feito parte do grupo T2K, por ter contribuído com esses resultados e ajudado assim a engrandecer e aprimorar o conhecimento humano”, completou o estudante.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Eu fiz Band