Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/02/2018

Convivência

Convivência

O planejamento e implantação de um programa de Convivência Positiva é fundamental para a formação humana integral e para a garantia de um clima escolar positivo e saudável. Em concordância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Convivência Positiva propõe-se a desenvolver as dimensões cognitiva, emocional e social dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Saiba mais

Aulas de Convivência Positiva

As aulas de Convivência Positiva são espaços curriculares nos quais temas relacionados ao desenvolvimento socioemocional e sociomoral, a prevenção às drogas e a educação integral em sexualidade são objetos de conhecimento. O fomento da Convivência Positiva implica que os alunos reconheçam suas emoções e aprendam a comportar-se individual e coletivamente de maneira respeitosa, cooperativa e comprometida com os demais; requer que saibam colocar-se no lugar do outro, aceitar as diferenças e ser tolerantes. A aprendizagem da convivência leva ao desenvolvimento de habilidades como a comunicação assertiva e a escuta ativa (sem julgamento).

Clique nos botões abaixo para saber mais:

Formação de Professores

A formação de professores em temas relacionados à educação socioemocional, valores sociomorais, adolescência, sexualidade e prevenção às drogas é um dos eixos do trabalho da Convivência. O processo de formação realiza-se por meio de cursos de pós-graduação (extensão, mestrado e doutorado), palestras, encontros de professores (formação em serviço), participação em congressos, seminários e experiências práticas como viagens, entre outras atividades. Para ministrar aulas de Convivência Positiva ou Convivência e Projeto de Vida, os professores passam por um processo de formação que inclui, também, reuniões semanais de equipe e observação de aulas dessas disciplinas.

A equipe de Convivência conta com assessoria de renomados profissionais das áreas de Educação e Saúde, que promovem encontros de formação no contexto Band. Dentre os vários especialistas que referenciam, atualmente, o trabalho de Convivência Positiva, destacamos as doutoras Telma Vinha, Luciene Tognetta e Flavia Vivaldi (GEPEM UNICAMP/UNESP); Dra. Clarice Madruga (UNIFESP) e Dr. Bernardo Fonseca (UNICAMP).

OE - Orientação Educacional

A Orientação Educacional desempenha um papel fundamental no apoio ao crescimento e desenvolvimento dos alunos dentro do ambiente escolar:

  • Orientação Acadêmica: ensina técnicas de estudo, organização e gerenciamento do tempo para incrementar o desempenho acadêmico dos alunos.  Acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, auxiliando, também, na escolha de atividades extracurriculares que estejam alinhadas com seus interesses e habilidades.
  • Orientação Socioemocional: oferece suporte emocional aos alunos, ajudando-os a lidar com questões como ansiedade, conflitos interpessoais, autoestima e desenvolvimento de habilidades socio-morais, estimulando a reflexão sobre suas atitudes e comportamento. Sempre que se fizer necessário, sugere encaminhamento de alunos a profissionais especializados.
  • Mediação de Conflitos: auxilia na solução de conflitos entre alunos promovendo um ambiente escolar positivo e colaborativo.
  • Integração Escolar: facilita o trânsito de novos alunos, promovendo a inclusão e a integração de alunos com diferentes necessidades ou origens culturais.
  • Colaboração com Professores e Pais: trabalha em estreita colaboração com professores e pais para apoiar o desenvolvimento global dos alunos, compartilhando informações e estratégias visando a melhora do aprendizado e o bem-estar dos alunos.

Protagonismo do Aluno

O Band proporciona diversos espaços de protagonismo aos alunos, incentivando o desenvolvimento de diferentes habilidades, como as relacionadas ao convívio social, tomada de decisões responsáveis, autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, liderança e organização. Essas experiências complementam de forma significativa a formação acadêmica dos estudantes.

Saiba mais

BandAntirracismo

O BandAntirracismo nasceu a partir da iniciativa de alguns pais de alunos que acreditam que, juntos com a Escola, podem contribuir para uma educação antirracista na Comunidade Band. O grupo, atuante desde o segundo semestre de 2020, é formado por professores, colaboradores e pais de alunos do Band e tem como propostas sensibilizar a comunidade para as questões que envolvem o racismo e as desigualdades raciais, aprofundar o conhecimento sobre o tema e promover ações que possibilitem uma transformação cultural no caminho da equidade racial.

Saiba mais
Vídeos de convivência

Palestras para pais

Com o objetivo de aproximar família e escola e refletir sobre aspectos do desenvolvimento das crianças dos adolescentes, a equipe de Convivência tem organizado encontros temáticos para toda a comunidade Band, com especialistas em diversas áreas.

Clique nos botões abaixo para conferir os vídeos.

Notícias

Fique por dentro do que acontece em Convivência

#Arquitetura, #Edifícil Copan, 13/06/2024

Alunos do 9.o ano participam de aula no Copan

#convivência, #convivência positiva, 12/06/2024

Convivência Positiva – Entrevista

#convivência positiva, #formação, 06/06/2024

Estratégias de manejo com crianças e adolescentes

Sites recomendados