Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
21/01/2024

Protagonismo do aluno

Convivência

Protagonismo do Aluno Band

O Band proporciona diversos espaços de protagonismo aos alunos, incentivando o desenvolvimento de diferentes habilidades, como as relacionadas ao convívio social, tomada de decisões responsáveis, autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, liderança e organização. Essas experiências complementam de forma significativa a formação acadêmica dos estudantes.

Na área de Convivência, são exemplos desses espaços, as Equipes de Ajuda (Fundamental II), o CARE – Comissão de Apoio Racional e Emocional (Ensino Médio), o grupo Girl Up e o Bandiversidade.

Ensino Fundamental II

Equipe de Ajuda

Equipes de Ajuda (@equipe.ajuda): são grupos de alunos protagonistas, indicados por seus pares, que participam de processos de formação contínua sob coordenação da Orientação Educacional, e atuam na escola com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um clima escolar mais saudável e para a valorização de relações respeitosas, prevenindo situações de agressões sistemáticas (bullying) . Os alunos das Equipes de Ajuda aprendem como se aproximar e acolher colegas por meio da escuta ativa, utilizar a linguagem assertiva em suas comunicações e mediar conflitos. Todo o trabalho é acompanhado em reuniões quinzenais conduzidas pela Orientação Educacional. Ao longo do ano, as equipes também organizam diversas ações a fim de favorecer a integração de colegas e promover a aproximação com estudantes que se apresentam mais isolados. Alguns exemplos dessas ações são: bate-papos sobre temas relacionados ao universo do adolescente, sessões de cinema, encontros de indicações de leituras, recreios interativos e entre outras. Os estudantes da Equipe de Ajuda são identificados pelo uso de uma pulseira azul.

O trabalho com as Equipes de Ajuda foi implementado no Band em 2015 por meio de assessoria da Dra. Luciene Tognetta – GEPEM (UNESP) e inspira-se em protocolos de prevenção ao bullying desenvolvidos na Espanha pelo prof. José Maria Avilés Martínez.

Ensino Médio

CARE

CARE – Comissão de Apoio Racional e Emocional (@care.colband): é um grupo formado por alunos de Ensino Médio com o propósito de fazer diferença no ambiente escolar ao incentivar o cuidado com a saúde emocional entre os jovens. Os alunos participam de encontros de formação, sob coordenação da Orientação Educacional, onde aprendem como se aproximar e acolher colegas por meio da escuta ativa, utilizar a linguagem assertiva em suas comunicações e mediar conflitos. Todo o trabalho é acompanhado pela Orientadora Educacional das 3.as séries, Renata, em encontros quinzenais. Ao longo do ano, o CARE também organiza e promove eventos em horários de intervalo, a fim de proporcionar momentos de descontração e interação entre alunos. Alguns exemplos desses eventos são: apresentação de bandas de alunos no pátio (e professores); oficinas de origami, pintura em mural e confeitaria; queimada no ginásio e ioga. Os alunos do grupo são identificados por uma pulseira amarela e para participar, os interessados devem se inscrever no início do ano.

Ensino Médio

Girl UP

Girl Up (@gucolband): é uma iniciativa da Fundação das Nações Unidas (UNF), ligada à ONU, com objetivo de apoiar a educação, saúde e segurança de meninas adolescentes ao redor do mundo e conectar jovens líderes transformadoras a uma rede global de agentes de mudança que trabalham em conjunto, em prol da igualdade de gênero. No Band, alunas do Ensino Médio, criaram um clube do Girl Up para desenvolver atividades voltadas para nossa comunidade. Ser parte desse clube significa organizar eventos a fim de levar informações sobre feminismo e sobre mulheres em destaque em diferentes áreas (líderes e empreendedoras) para toda a comunidade Band, além de criar, estimular e apoiar ações que tenham impacto fora da escola. As meninas participantes do grupo reúnem-se quinzenalmente para estruturar atividades como: palestras sobre diferentes temas, com profissionais mulheres em destaque nas suas áreas; rodas de conversa sobre filmes e livros que abordam as temáticas atuais ligadas às mulheres; postagens nas redes sociais; colaboração com outros grupos de protagonismo de alunos (Equipes de Ajuda e CARE).

Ensino Médio

Bandiversidade

Bandiversidade (@bandiversidade): é uma atividade complementar, desenvolvida por um grupo de alunos, sob coordenação de um professor, que se reúne, quinzenalmente, como objetivo de refletir e discutir sobre questões relacionadas ao universo LGBTQIAP+. Pesquisas demonstram que estudantes considerados em desconformidade com as normas sexuais e de gênero predominantes são mais vulneráveis à violência nas escolas (UNESCO, 20216), e que a homofobia e a transfobia na escola atrapalham a aprendizagem e a abrem o caminho para formas mais vingativas e violentas de bullying (UNESCO, 2015). Assim, o Bandiversidade é um espaço para que todos os alunos interessados possam discutir questões que impactam a comunidade LGBTQIAP+, bem como organizar ações que estimulem a inclusão, o respeito à diversidade e o exercício da empatia. Essa atividade está conformidade com competências gerais e habilidades específicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a saber:

  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta (Competência Geral 7 da BNCC).
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas (Competência Geral 8 da BNCC).
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza (Competência Geral 9 da BNCC).
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários (Competência Geral 10 da BNCC).
  • (BNCC/EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais (Habilidade específica da BNCC para Ensino Médio, na área de Ciências Humanas).
  • (BNCC/EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas causas, significados e usos políticos, sociais e culturais, avaliando e propondo mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. (Habilidade específica da BNCC para Ensino Médio, na área de Ciências Humanas).

Conheça outras frentes de Convivência do Band

BandAntirracismo

Aulas de Convivência Positiva

Formação de professores

Notícias

Fique por dentro do que acontece em Convivência

#BandAntirracismo, 17/04/2024

Newsletter do BandAntirracismo

#convivência, #convivência positiva, 11/04/2024

Convivência Positiva:
Os mistérios do jardim