Competências socioemocionais e sociomorais
A psicologia positiva traz contribuições importantes para o desenvolvimento para as competências socioemocionais e para a promoção da saúde mental, por meio da alfabetização emocional que inclui o conhecimento das emoções, pensamentos e comportamentos; a identificação e o fortalecimento das forças pessoais e das virtudes; a regulação emocional; a identificação das distorções cognitivas, além do desenvolvimento de estilos de atribuição mais otimistas. Essas competências fortalecem o sujeito para enfrentar as possíveis adversidades presentes em cada fase do seu desenvolvimento.
O desenvolvimento das competências sociomorais, no trabalho de Convivência Positiva, está fundamentado no estabelecimento de um vínculo afetivo e respeitoso entre educadores e alunos, na construção de relações pedagógicas não autoritárias e no desenvolvimento de atividades cooperativas, que possibilitem o exercício da resolução de conflitos em espaços de diálogos permanentes. Em um clima de confiança e respeito, os conflitos são entendidos como oportunidade de aprendizado e contribuem para o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual dos adolescentes. Nesse contexto, a convivência é baseada em direitos e deveres recíprocos, envolvendo a corresponsabilidade dos alunos na elaboração e cumprimento das regras/combinados de sala e engloba toda a comunidade escolar.