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08/03/2024

Convivência positiva no Fundamental II

Convivência

Convivência Positiva no Fundamental II

Nas turmas de Ensino Fundamental II (6.os a 9.os anos), as aulas de Convivência Positiva tem duração de 75 minutos e ocorrem semanalmente, em salas específicas adequadas à realização das atividades propostas. Por meio de jogos, filmes, discussões e diversas dinâmicas interativas, os conteúdos são desenvolvidos. Cada turma tem aula com uma dupla de professores que passam por um processo de formação e também ministram aulas de outras disciplinas no Band. A formação para aulas de Convivência inclui reuniões de equipe, participação em cursos e seminários. Trata-se de uma disciplina para a qual não se atribui notas. As faltas são registradas e para obter aprovação, o aluno precisa ter presença igual ou superior a 75% no ano.

6º ano

O curso de Convivência Positiva no 6º ano visa à adaptação dos alunos ao novo ciclo escolar e à promoção de habilidades socioemocionais e sociomorais. No primeiro trimestre, concentra-se no reconhecimento e gerenciamento de emoções, seguido pelo estudo de valores morais e prevenção ao bullying no segundo trimestre. A abordagem do terceiro trimestre foca na comparação entre infância e adolescência, explorando mudanças físicas, interesses, amizades e valores morais. A interação social é promovida por meio de ‘Rodas de Diálogo’ para comunicação assertiva e resolução de conflitos coletivos.

7º ano

O curso de Convivência Positiva, no 7.o ano, aborda, no primeiro trimestre, aspectos socioemocionais e sociomorais, envolvendo emoções primárias e secundárias, juntamente com valores morais. Explora-se também comportamentos prejudiciais, como incivilidades e fofocas, visando promover relações interpessoais saudáveis. No segundo trimestre, o foco se volta para uma análise crítica da publicidade e suas influências nas percepções sociais e no consumo, relacionando tais aspectos à identidade, ética e sustentabilidade. A discussão amplia-se para vulnerabilidades na adolescência, influenciando as decisões de consumo. O terceiro trimestre explora a adolescência em diferentes contextos históricos por meio de debates, trabalhos em grupo e análises de mídias. As ‘Rodas de Diálogo’, essenciais para organização de ideias e resolução de conflitos coletivos, são integradas ao currículo.

8º ano

O curso de Convivência Positiva, no 8.o ano, visa explorar fenômenos comuns na busca de reconhecimento social, promovendo vínculos saudáveis em novos agrupamentos. No primeiro trimestre, foca-se em elementos constituintes de grupos, papéis sociais, popularidade e comportamentos prejudiciais às relações, como provocação, exclusão, bullying e cyberbullying. Rodas de diálogo são utilizadas para análise e resolução de conflitos coletivos. No segundo trimestre, o curso aborda a Comunicação Não Violenta (CNV), de Marshall Rosemberg, desenvolvendo habilidades de fala, escuta e conexão interpessoal. Ainda neste trimestre, inicia-se o estudo do Sistema Nervoso Central, especialmente o Sistema de Recompensa Dopaminérgico, estabelecendo discussões sobre o uso de drogas e busca por prazer. No terceiro trimestre, a sexualidade é abordada nas disciplinas de Ciências e Convivência, explorando aspectos biológicos, socioculturais, afetivos e éticos. O ambiente de discussão é promovido com respeito aos valores individuais, encorajando a participação de todos.

9º ano

O curso de Convivência Positiva, no 9.o ano, inicia refletindo sobre a transição para o Ensino Médio, explorando desafios e conquistas da passagem (Travessia). No primeiro trimestre, os alunos discutem dilemas morais, identificam valores em conflito e refletem sobre escolhas relacionadas ao uso de drogas, encerrando com informações sobre os efeitos negativos do álcool e outras drogas no organismo. No segundo trimestre, o foco é nos diversos tipos de preconceito. Os estudantes trabalham em subgrupos, preparando e apresentando temas para colegas e uma banca escolar. No último trimestre, o curso aborda educação integral em sexualidade, discutindo dimensões e responsabilidades da vida sexual, alinhando-se com as competências da BNCC. A celebração do encerramento do Ensino Fundamental II é marcada por uma cerimônia, proporcionando informações sobre o Ensino Médio no Band e permitindo que alunos desse ciclo compartilhem experiências com os do 9º ano, que se preparam para o Ensino Médio, etapa final da Formação Básica.

OE - Orientação Educacional no Fundamental II

Enrica Gentilezza de Brito

Coordenação da equipe de Orientação Educacional
enrica.brito@colband.com.br

– Graduação em Direito, com Especialização em Mediação: intervenções sistêmicas para resolução de conflitos e disputas em diferentes contextos pela COGEAE/PUC-SP.

– Graduação em Pedagogia, com especialização em treinamento e desenvolvimento de pessoal aplicado às empresas.

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Especialização em Direito Processual Civil e Direito dos Contratos e em Direito de Família.

Fernanda Issa de Barros

Orientação Educacional – 6º ano do Ensino Fundamental II

fernanda.barros@colband.com.br

– Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ciências e Letras da UNESP – Campos Araraquara.

– Especialização em Relações Interpessoais na escola e Construção da Autonomia Moral pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

– Integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

Estela Condé Macaferri Rodrigues

Orientação Educacional – 6º ano do Ensino Fundamental II

estela.rodrigues@colband.com.br

– Mestranda no Programa de Educação – Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

– Graduação em Pedagogia pela PUC-SP.

– Graduação em Psicologia pela Universidade Bráz Cubas de Mogi das Cruzes.

– Especialização em Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP).

Beatriz Ferreira

Orientadora Educacional – 7º ano do Ensino Fundamental II
beatriz.ferreira@colband.com.br

– Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com formação nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento, Psicologia Clínica Analítica e Ética e Moral na Escola.

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Membro do GERAGE (Grupo de Estudos sobre Raça e Gênero), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Soraia Silva

Orientadora Educacional – 8º anos do Ensino Fundamental II
soraia.silva@colband.com.br

– Graduação em Pedagogia.

– Especialização em Neurociência Aplicada à Educação pela Santa Casa de São Paulo.

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

Carolina de Aragão Escher

Orientadora Educacional – 9º ano do Ensino Fundamental II
carolina.aragao@colband.com.br

– Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com estágio na Harvard Graduate School of Education.
– Mestrado em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas

– Especialização em Orientação Profissional e em Relações Interpessoais na Escola.

– Integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

Marina Schwarz

Orientadora Educacional responsável pelas Equipes de Ajuda
marina.schwarz@colband.com.br

– Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

– Especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica e em Psicoterapia Breve Psicanalítica de Casal e Família pelo Instituto Sedes Sapientiae.

– Especialização em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Integrante do GERAGE (Grupo de Estudos sobre Raça e Gênero), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Cacilda Cristina Attanazio Souto

Assistente acadêmica do Depto. de Orientação Educacional
cacilda.souto@colband.com.br

– Graduação em Pedagogia

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Formação em comunicação interpessoal e excelência no atendimento ao cliente.

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