Muitas vezes, os anos finais do Ensino Fundamental, conhecidos como Fund II, acabam parecendo o “irmão do meio”: não é o mais novo, que demanda tantas atenções específicas, nem o mais velho, que já tem uma autonomia considerável. Nesse “meio de caminho”, como tratar de uma fase tão importante?
O Fund II marca o início da adolescência e o final de 9 anos de Ensino Fundamental; o fim do contato com o professor polivalente e o início das reflexões sobre futuro e carreira.
No Band, esses anos de transição são tratados com todo o cuidado, a partir de iniciativas pedagógicas e de convivência.
Tudo começa no início do 6.o ano, com uma atividade de integração chamada de “Caça Band”, com o intuito de o aluno novo não só conhecer os espaços do Band antes de as aulas começarem, mas também familiarizar-se e interagir com os alunos que já estavam no Band.
Cada disciplina tem um professor especialista diferente e a programação é apresentada em um syllabus trimestral, com a descrição dos objetivos de aprendizagem, avaliações e atividades aula-a-aula. Em algumas dessas disciplinas, temos aulas dedicadas ao trabalho mais autônomo dos alunos, orientadas pelos professores, o nosso self-study.