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05/03/2024

O Fund II do Band

Ensino Fundamental II

O Fund II do Band

Muitas vezes, os anos finais do Ensino Fundamental, conhecidos como Fund II, acabam parecendo o “irmão do meio”: não é o mais novo, que demanda tantas atenções específicas, nem o mais velho, que já tem uma autonomia considerável. Nesse “meio de caminho”, como tratar de uma fase tão importante?

O Fund II marca o início da adolescência e o final de 9 anos de Ensino Fundamental; o fim do contato com o professor polivalente e o início das reflexões sobre futuro e carreira.

No Band, esses anos de transição são tratados com todo o cuidado, a partir de iniciativas pedagógicas e de convivência.

Tudo começa no início do 6.o ano, com uma atividade de integração chamada de “Caça Band”, com o intuito de o aluno novo não só conhecer os espaços do Band antes de as aulas começarem, mas também familiarizar-se e interagir com os alunos que já estavam no Band.

Cada disciplina tem um professor especialista diferente e a programação é apresentada em um syllabus trimestral, com a descrição dos objetivos de aprendizagem, avaliações e atividades aula-a-aula. Em algumas dessas disciplinas, temos aulas dedicadas ao trabalho mais autônomo dos alunos, orientadas pelos professores, o nosso self-study.

Mesmo que o tempo de aula seja dividido entre diferentes disciplinas, os alunos têm contato com projetos interdisciplinares e transversais, como o codingou mesmo as aulas de Ciências com abordagem STEM, que ocorrem em salas multiuso para melhor aproveitamento dessa estratégia.

As turmas são organizadas de forma a serem heterogêneas internamente; afinal, como as pessoas aprendem de formas diferentes, nada melhor do que ter várias habilidades diferentes juntas. Além disso, para as aulas de línguas estrangeiras, Inglês e Espanhol, os alunos são divididos em subgrupos menores, mesclados com outras turmas, a partir do nível de proficiência deles.

Durante o trimestre, avaliações intermediárias são aplicadas usando-se uma diversidade de instrumentos (provas, quizzes, trabalhos em grupo, apresentações, pesquisas etc.) e os resultados são divulgados e discutidos rapidamente com os alunos, para que percursos de aprendizagem possam ser reforçados ou corrigidos. Ao final de cada trimestre, acontecem as semanas de provas somativas. Os alunos não têm aulas regulares nesse período e podem ter um dia de intervalo entre elas; tudo isso para desenvolver esse importante momento de concentração e organização de estudos.

No período de contraturno das aulas, os alunos podem participar de Atividades Complementares e/ou Esportivas, estas últimas com objetivo de o aluno representar o Band em competições ou apenas desenvolver a prática de uma modalidade. Todas essas atividades são opcionais e enriquecem a experiência dos estudantes durante o Fund II. Também nesse período, os alunos com maior dificuldade acadêmica são convocados a participarem de reforços e todos são convidados a comparecerem aos plantões para tirarem dúvidas mais individuais. Também ao longo do ano, fora do horário de aulas, são oferecidas atividades culturais, como viagens, visitas a museus, idas ao cinema etc.

Todas essas propostas, desenvolvidas com vistas a um aumento gradual de autonomia dos alunos, são sempre acompanhadas pela equipe de Orientação Educacionale pela equipe de professores da disciplina de Convivência Positiva, na qual são abordadas, em discussões que se tornam cada vez mais abstratas e maduras, questões muito próprias da adolescência no Século XXI e modos de ser e agir que envolvem valores morais.

Ao finalizar o 9º ano, o aluno do Band segue para a próxima fase de sua formação acadêmica e emocional, com todo o preparo recebido nesses 4 anos de Fund II.