Eu Fiz Band – Paula Kim

Publicado em 30/03/23

Paula Kim é uma jovem diretora de cinema formada no Band em 2000. Ela estudou no Colégio entre o 6.o ano do Ensino Fundamental II e a 3.a série do Ensino Médio, se dedicou à sua formação em Audiovisual pela USP e, então, à sua especialização em roteiro e cinematografia.

Making of Diário de Viagem. Fotos de Pedro Falcão para Sam Ka Pur Filmes e Dezenove Sons e Imagens.

No ano passado, ela lançou o 1.o filme que dirigiu e produziu, “Diario de Viagem”, uma ficção inspirada em sua própria adolescência e em seu problema com transtornos alimentares, que recentemente chegou em três plataformas de streaming: Vivo Play, Claro TV+ e Oi Play TV. Paula explica que entrou no Band pouco antes de um período turbulento de sua vida, o qual foi retratado no filme. “Algumas questões de saúde fizeram com que eu tivesse alguns anos difíceis, mas melhorei antes de chegar no Ensino Médio e cultivei amizades que ainda perduram. Acho o Band uma ótima escola.”.

Making of Diário de Viagem. Fotos de Pedro Falcão para Sam Ka Pur Filmes e Dezenove Sons e Imagens.

A diretora apresenta lembranças boas de seu período no Band, com algumas surpresas positivas. “Não achei o Colégio voltado apenas para o vestibular, como muitos dizem. Aprendi muita coisa extracurricular lá. Usei muito a biblioteca, frequentei muito o cinema e escutei todo o tipo de música, além de fazer aulas de desenho. Participei de alguns grupos também, não me envolvi profundamente por causa da timidez.”. Ela ainda ressalta pontos que vão além das salas de aula e grupos de estudo. Guardo ótimas lembranças disso, e foi por isso mesmo que acho que fui um pouco adiantada em usar centros culturais na cidade.”.

O ano de 2015 foi um marco muito especial em sua vida, especialmente porque seu projeto de longa-metragem, “Diário de Viagem”, foi selecionado para participar do L’Atelier da Cinéfondation”, um programa do Festival de Cannes voltado para promover e auxiliar na produção de novos trabalhos e que, anualmente, seleciona apenas 15 projetos de todo o mundo para receberem o apoio. Sua obra é, até hoje, a única do cinema nacional a participar do programa. No mesmo ano, Paula idealizou o projeto “Sobre Nossa Visão Distorcida”, plataforma transmídia de conscientização voltada ao público jovem em que são relatadas experiências de pessoas que passaram por transtornos alimentares.

Ao longo dos anos, a cineasta passou por diversos cursos de artes, não apenas no Brasil, mas também na Coréia do Sul e ganhou alguns prêmios, além de ter tido a oportunidade de trabalhar com diversos nomes relevantes do cinema internacional e participar de vários festivais. Ela também já ministrou aulas de roteiro e direção audiovisual, além de participar de bancas de graduação nas áreas de roteiro, direção e de transtornos alimentares na mídia em diversas instituições de Ensino Superior. Em 2022, Paula foi diretora de elenco da série “Além do Guarda Roupa”, o 1.o K-Drama brasileiro, que deve sair na HBO Max este ano.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Eu fiz Band

Eu Fiz Band – 25 anos

Publicado em 20/01/24

Eu Fiz Band – 10 anos

Publicado em 20/01/24

Eu Fiz Band: Márcio Sartori

Publicado em 08/08/23