Essa etapa marca o auge da autonomia e da responsabilidade dos alunos durante o Ensino Básico, antes do curso superior. No Band, os alunos aguardam esse momento para poderem sair do colégio não só para almoçarem, mas também para tomarem um lanche no intervalo das aulas (e nunca mais se confundir dizendo “recreio”!). Além das aulas durante as manhãs de 2ª a 6ª feira, começam as aulas à tarde, dias que ficam conhecidos como o dia do integral (sendo um na 1ª série e dois na 2ª e 3ª séries). São muitas as opções de Atividades Complementares para as outras tardes livres, variando de Oficina de Arquitetura a Band Invest, somadas às atividades Esportivas e aos cursos de Espanhol
para os alunos que desejarem continuar (ou iniciar, no caso dos alunos novos no Band) o desenvolvimento dessa língua e obter um certificado DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Nas outras tardes livres, os alunos com dificuldade em alguma disciplina são convocados para reforços; além disso, são todos convidados a participarem de plantões de dúvidas individuais e das Maratonas de Estudo, momento em que professores de uma determinada disciplina propõem atividades para serem realizadas em grupos e esclarecem dúvidas. É muito comum um aluno passar vários “dias de integral” no Band, mas dificilmente todos participarão exatamente das mesmas atividades em todos os momentos.
Academicamente, os desafios aumentam com o início das disciplinas de Física, Química, Biologia, Filosofia e Sociologia. O STEM do Fund II ganha um A de Artes, STEAM, para destacar que o fazer científico também precisa passar pelo desenvolvimento do design. Durante a 2.a série, a pesquisa científica é feita com todos os rigores acadêmicos no STEAM, terminando com uma apresentação em inglês feita para avaliadores durante o STEAM FESTIVAL.