Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
23/02/2024

Visão Educacional – Fundamental I

Ensino Fundamental I

Visão Educacional

As habilidades cognitivas sempre acompanham as competências sociomorais e socioemocionais. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa é a base do currículo para o desenvolvimento do pensamento crítico, capacidades de iniciativa, criação, comunicação assertiva, trabalho colaborativo e em grupo. Contemplar tais habilidades, bem como as descritas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), é fator preponderante em nossa Proposta Pedagógica.

O ambiente escolar, nesse cenário, favorece a construção da autonomia intelectual. Nessa fase da escolarização, o trabalho com conceitos, procedimentos e atitudes é essencial para o desenvolvimento de habilidades.

A tecnologia é um importante componente na formação básica das novas gerações, que a utilizam para se informar, conectar-se com o mundo, com causas, com outras pessoas e com a aprendizagem. Por esse forte motivo, seu uso é constituído como recurso pedagógico no desenvolvimento das situações didáticas.

Acreditamos que o estudante do Ensino Fundamental precisa de uma série de novos desafios intelectuais e sociais de várias naturezas, sem que percamos de vista que ainda é criança e, como tal, deve ter garantido o espaço para a brincadeira e para viver a infância.

E, por fim, mas muito relevante e essencial, há o trabalho com a Convivência Positiva que, fundamentado nos pilares da educação para o aprender a ser e a conviver um componente curricular articulado na busca do reconhecimento dos estudantes como sujeitos protagonistas do seu processo de aprendizagem, com suas identidades culturais e humanas respeitadas e desenvolvidas nas suas relações com os demais.

Destaques

STEAM

O STEAM, do inglês Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia),  Arts (Arte – Design) e Mathematics (Matemática), tem inspiração no movimento maker, ancorado na dimensão prática das ciências e da engenharia e em resposta à necessidade de melhorias do ensino, como forma de instigar e aumentar o interesse dos alunos em carreiras científicas e tecnológicas.

Essa abordagem de ensino está no DNA do Band e busca construir um currículo com as áreas articuladas entre si, tendo um estudante ativo.

Os projetos STEAM de cada ano do Fund I buscam interligar os componentes didáticos e favorecer o protagonismo das crianças em seus processos de aprendizagem para que possam, posteriormente, expandir de maneira responsável essa atitude protagonista às suas vivências extraescolares, pautadas no respeito à diversidade — sendo este mais um pilar estruturante do processo de formação integral do Fundamental I do Band.

Letramento Linguístico

O trabalho de forte base acadêmica na língua materna, que promove a capacidade de compreender, interpretar, criar e comunicar os diversos textos escritos e orais, presentes nos mais variados suportes físicos e digitais e associados aos múltiplos contextos sociais de comunicação, esse é outro dos pilares para que, ao longo da escolarização, o estudante desenvolva suas habilidades para se expressar em outras línguas.

A sociedade contemporânea exige que os letramentos linguísticos sejam absolutamente necessários, e, portanto, estão presentes em nossa proposta pedagógica. O trabalho com as línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) proporciona também a ampliação cultural desses estudantes, que vivenciam e experimentam os marcos culturais pertencentes aos países que falam essas línguas, por meio das práticas sociais.

Convivência Positiva

O eixo da Convivência Positiva também faz parte do DNA do nosso Colégio.

A proposta para o Fund I foi desenhada a partir dos estudos sobre as características específicas das crianças de 6 a 11 anos e sobre seus processos de desenvolvimento motor, linguístico, social e emocional.

Assim, a partir das contribuições da Psicologia Moral, Psicologia Positiva e da teoria construtivista piagetiana, elegemos como alicerce do trabalho as competências sociomorais e socioemocionais e o trabalho com a construção da personalidade ética, apoiadas nos valores do Colégio Bandeirantes, já consagrados em um currículo articulado com os Ensinos Fundamental II e Médio: respeito, autonomia, confiança, justiça, honestidade, solidariedade e empatia.

Estudo de Campo

Os estudos de campo representam experiências valiosas no desenvolvimento acadêmico, social e emocional de nossos estudantes. Ao proporcionar experiências práticas e imersivas, essas atividades contribuem significativamente para a compreensão mais profunda dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Os estudos de campo oferecem uma oportunidade de conexão entre teoria e prática, seja explorando o bairro, um parque, visitando um museu ou qualquer espaço escolhido com intencionalidade pedagógica. As experiências fora da sala de aula proporcionam um aprendizado que vai além das palavras nos livros. Tais vivências não apenas contribuem para o crescimento acadêmico, mas também para a formação de indivíduos mais conscientes, responsáveis e empáticos.

Visitas a Museus de Arte

A visita a museus de arte desempenha um papel fundamental no enriquecimento educacional dos estudantes, proporcionando oportunidades de ampliar sua compreensão estética, desenvolver sensibilidade cultural e explorar diferentes expressões artísticas.

Essas vivências promovem um ambiente de aprendizado estimulante e inspirador. A conexão direta com a diversidade de estilos, épocas e culturas presentes nas obras expostas fomenta a apreciação e o desenvolvimento do senso crítico.

Encontro com Autores e Artistas

A oportunidade de um encontro direto com autores e artistas na escola representa uma janela única para a inspiração e o estímulo à criatividade dos estudantes. Ao vivenciarem esses encontros, os alunos têm a chance de explorar os processos criativos por trás das obras que admiram e desenvolver sua formação como leitores literários. Essa interação não apenas humaniza o mundo da literatura e da arte, mas também permite que os estudantes compreendam o universo criativo e se percebam dentro dele.

Além disso, o encontro com autores e artistas proporciona uma conexão com a própria autoexpressão e senso estético.

Eventos e Olimpíadas

Atualmente estamos inscritos no concurso Canguru da Matemática Brasil e Scratch Day.

Essas iniciativas são convites que contribuem com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Além de proporcionarem um ambiente saudável para o desafio, esses eventos estimulam a liderança, a disciplina e o comprometimento, valores que influenciam positivamente o desempenho acadêmico e a capacidade de aprender com o novo.

Material Didático

Para concretizar um currículo inovador que considera o estudante protagonista, optamos por desenvolver um material didático próprio. Por isso, desde 2020, a equipe está empenhada nessa produção para que as nossas ideias possam ser concretizadas. Este é um investimento financeiro, pessoal e humano significativo. A identidade visual é especialmente adaptada à faixa etária das crianças.