Alunos visitam escritório de arquitetura de Ricardo Julião.

Publicado em 31/05/17

A turma do curso de Linguagem Arquitetônica teve a oportunidade de visitar o escritório do arquiteto formado pelo Band, Ricardo Julião. Lá, os alunos conferiram projetos realizados pelo arquiteto e, assim, sentiram como é a realidade da profissão.

ivan1

“A vivência dos alunos fora da sala de aula, com o trabalho de Arquitetura em um escritório de grande porte, é essencial para a escolha da profissão”, acredita o professor de Linguagem Arquitetônica, Ivan Stancati.

Na visita, Ricardo Julião mostrou alguns de seus projetos para os alunos como uma forma de inspira-los, mas também para evidenciar um pouco da realidade de todo o trabalho que há por trás de prédios e construções. Um deles foi a construção do Novo Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro de São Paulo, que teve todo o seu acervo de quadros, esculturas, móveis antigos e réplicas em gesso, destruídos por um incêndio. No projeto, o arquiteto aplicou um conceito contemporâneo para o espaço que conservará os elementos construtivos da época.

ivan2

Para a aluna Ga Eun Kim, da 3.a série do Ensino Médio, foi uma boa oportunidade de conhecer a realidade da careira e, assim, se planejar melhor para o futuro. “Eu nunca havia conversado com um profissional desse porte. Sinto que a visita me ajudou muito a esclarecer como a profissão funciona na prática” contou a aluna.

“A aplicação do conhecimento de Arquitetura possui um grande leque de possibilidades: projetar espaços para diferentes usos, desenhar edifícios, reconstruir o que foi destruído, criar espaços em diferentes escalas, coletar informações e associá-las ao conceito do projeto. A Arquitetura resgata os valores culturais de uma época, pelos seus edifícios, espaços, objetos” contou Ricardo Julião.

“Pude ver que Arquitetura não é só uma questão de desenhar prédios e casas, a profissão compreende uma complexidade muito maior. Além disso, também conhecemos mais a realidade em relação aos salários e as inúmeras possibilidades que podemos ter na área”, contou a aluna Verônica Diaz.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!