Alunos do Curso de Oficina da Arquitetura visitam a CASACOR

Publicado em 20/12/23

Todo ano, os alunos do Curso de Oficina da Arquitetura do Colégio fazem uma visita à CASACOR. Este ano, o tema foi “CORPO e MORADA”, inspirando em 74 ambientes múltiplas leituras do louvor à Terra. O local é conhecido por ser a maior e mais completa mostra referente ao mundo da arquitetura na América Latina. 


“A ideia foi oferecer ao público uma imersão verde. Uma conexão real com as plantas que habitam essa estrutura e também sensibilizar para a preservação deste tesouro.” compartilhou o arquiteto Sig Bergamin.


Para o professor Ivan Stancati, a exposição buscou unir a natureza e o urbanismo. “Os espaços sugerem um banho de floresta, fazendo da vegetação o seu principal elemento arquitetônico. A infraestrutura urbana abraçando a natureza como elemento fundamental surge como forte movimento quando o assunto é o futuro das cidades, pois este verde é o responsável por manter o ecossistema essencial à saúde dos moradores e à sobrevivência diante das mudanças climáticas”.

“A casa é um espelho, a expressão literal do espaço que você ocupa no mundo. Nas últimas décadas, fomos convencidos de que só precisávamos de um lugar para dormir e guardar nossas coisas. É preciso refazer as conexões que ficaram fragmentadas”, analisa o antropólogo Franklin Lopes, em sintonia com a lei da natureza, que, na visão dos povos indígenas é: “o que acontece à Terra acontece aos filhos da Terra”. 

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!