Band no Congresso Internacional da Língua Espanhola

Publicado em 05/12/13

As professoras Rosemeire da Silva e Marília Pelissari compareceram, este ano, num dos mais importantes eventos de difusão e reflexão sobre a língua espanhola, o VI Congresso Internacional da Língua Espanhola, na Cidade do Panamá.

Professoras Rose e Marília

Professoras Rose e Marília

Organizado a cada três anos, o congresso, que tem uma abordagem bastante voltada para questões de política linguística, reúne especialistas, professores, pesquisadores, escritores, enfim, uma comunidade de profissionais voltados para o trabalho com a língua espanhola, a fim de promover o diálogo e a troca de conhecimento.

panama_2

“É um evento bem grande: na cerimônia de abertura participaram o presidente do Panamá e o Príncipe de Asturias”, Felipe de Borbón, conta Rose. “Como ocorre apenas a cada três anos, sempre procuramos acompanhar as datas em que o Congresso se realiza para termos a oportunidade de ir. A equipe já participou de outra edição, em 2007, na Colômbia, e foi uma experiência bastante enriquecedora”, explica.

panama_1

O tema do ano foi uma reflexão sobre o papel do livro, sua história, sua complexa realidade atual e o futuro. Todos os eventos foram organizados em forma de plenárias, nas quais eram discutidas questões atuais e relevantes. As professoras destacaram a fala de Mario Vargas Llosa, escritor peruano prêmio Nobel de Literatura, que chamou atenção para o espanhol como uma língua que cresce a cada momento, muito importante no mundo globalizado, e que deve estar aberta às influências e, consequentemente, em constante modernização e atualização, mas sem perder a coesão e a força de um idioma que pertence a uma comunidade de milhões de pessoas que podem entender-se graças a ele.

“Nunca havia comparecido a um evento desse porte. Poder participar das discussões, conhecer gente de todo o mundo e ter essa vivência como um todo foram fatores muito importantes pra mim, ainda mais sendo meu primeiro ano como professora aqui no Band”, comentou a professora Marília.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!