Livro "El país de los poetas": alunos e poesia em espanhol

Publicado em 19/10/17

Mergulhando no mundo da Literatura na língua espanhola, foi publicado em Madrid o livro El país de los poetas que reúne trabalhos de alunos do Band e de escolas da Argentina e Espanha. A publicação conta com cinco poemas produzidos por seis alunas do Colégio que hoje estão na 2.a série do Ensino Médio.

espanhol1

aluna Caroline Chaim


Para isso, em 2014 – quando estavam no 8.o ano do Ensino Fundamental – os alunos enviaram seus poemas para o concurso literário internacional “El Quijote nos une” que reunia escolas da Espanha e Argentina, além do Band – único representante do Brasil. Os alunos se propuseram a um desafio nada fácil: escrever poemas em uma língua estrangeira competindo com pessoas fluentes no idioma.
aluna Clara Santos

aluna Clara Santos


No livro estão presentes poemas das alunas da 2.a série do Ensino Médio, Marina Maestre, Caroline Chaim, Clara Santos, Isabela Libonati, Lívia Betito e Angélica Marucci.
A aluna Caroline Chaim, conta que enquanto elaborava o poema foram necessárias diversas visitas ao dicionário para checar palavras e conjugações. “Não foi fácil. Aprendi que eu não posso desistir de algum projeto tão cedo e tenho que agarrar qualquer oportunidade no meu caminho porque pode dar muito certo”, comentou ela.
“Fico muito orgulhosa de como os alunos se relacionam com a língua espanhola. Incorporaram o saber literário no cotidiano para produzir literatura”, disse a professora de Língua Espanhola, Paula Araújo, que junto a professora de Língua Espanhola, Marília Pelissari, acompanhou os alunos durante o processo.
Este ano o concurso continua, dessa vez em sua 5.a edição, onde os alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental trabalharão não apenas com poemas, mas também com outras modalidades artísticas como esculturas e pinturas.
Confira aqui os poemas presentes no livro.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional