Orientações para alunos do 6.o ano

Publicado em 23/06/22

Ao longo do 1.o trimestre, os alunos do 6.o ano receberam ajuda e orientações sobre o início de um novo ciclo na vida deles: o Ensino Fundamental II. Eles receberam dicas gerais sobre estudo e ainda puderam agendar um horário com a orientadora Lúcia para elaboração de um planejamento de estudos.


Lúcia explica que o mais importante era abordar as principais mudanças do Fundamental I para o Fundamental II, de modo que os alunos pudessem se adaptar rapidamente. “Refletimos e definimos estratégias que funcionam para melhor desempenho, como anotar, fazer resumos, revisar aulas e manter uma rotina de estudo. Além disso, conversamos sobre comportamentos que ajudam a manter uma rotina saudável e comportamentos que atrapalham.”.


Em anos com tantas mudanças, como o 6.o, é comum os estudantes sentirem mais ansiedade durante a 1.a semana de provas e, com isso em mente, a orientadora, nas aulas de Convivência Positiva, conversou com os alunos sobre o período e, principalmente, como lidar com emoções diante desse desafio. “Alunos aprenderam a identificar pensamentos e emoções que geram desconforto e dificuldades com os estudos e a lidar com eles de forma funcional e assertiva, desenvolvendo alternativas para lidar com a situação de ansiedade antes e durante as provas.”, afirma.


Um dos alunos que estão iniciando sua trajetória no Ensino Fundamental II este ano é Bernardo. Ele ressaltou a diferença que as orientações fizeram neste período de transição. “Estas orientações ajudaram a me adaptar à Escola, mesmo demorando um pouco, mas o principal foi estudar um pouco por dia, o que eu não tinha o costume de fazer.”.


A Equipe de Ajuda também se engajou para apoiar os alunos de todos os anos do Fundamental II e trazer leveza e descontração para o ambiente escolar na semana anterior às provas. Foram organizadas diversas atividades, como queimada, uma aparição do LoBand e até um dia de
Just Dance para que todos pudessem extravasar um pouco. Além disso, momentos mais relaxantes também foram propostos. Houve contação de histórias na biblioteca e exercícios de introspecção em uma sala quieta, preparada para oferecer um momento tranquilo aos alunos. A Equipe de Ajuda ainda fez posts diários de meditação em seu Instagram.

A orientadora da Equipe, Marina Schwarz, lembra que os alunos passam por muitas situações estressantes neste período, com provas e entregas de muitos trabalhos. “Sabemos que eles estão mais sobrecarregados e tensos. A proposta desta semana é gerar um espaço de descontração, de troca, de apoio, de diversão e que traga a importância dos espaços de descanso e relaxamento.”. 

Anna Júlia Lobato, do 8.o ano e membro da Equipe de Ajuda, complementa contando o que achou da semana. “A experiência de ter as atividades pré-provas foi muito boa. Pude relaxar e descontrair de toda a tensão. Eu acredito que foi um modo de conhecer novas pessoas e me fez ficar mais tranquila em relação às avaliações. Espero que isso aconteça em todas as vésperas de provas.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência