Perspectivas da Matemática

Publicado em 30/08/11

Há séculos, a matemática impulsiona o desenvolvimento das civilizações. A importância do ensino dessa ciência é reconhecida por gerações e se reafirma em eventos como a XIII Conferência Interamericana de Ensino da Matemática, da qual participaram as professoras Inês Vilhena e Sílvia Guitti.

Elas foram até a Universidade Federal de Pernambuco assistir a palestras de grandes professores nacionais e internacionais de referência. Entre eles, Ubiratan D’Ambrósio, teórico pioneiro na etnomatemática (método de ensino que insere o ensino da matemática em diferentes contextos sociais).
Entre os temas discutidos, um dos mais elogiados pelas professoras foi a questão da formação de professores. “Frequentamos essas conferências há bastante tempo e nunca houve uma ênfase tão grande na formação de professores. Isso pode indicar uma transformação importante em uma área muito deficiente, tanto em qualidade quanto em quantidade”, afirmou Sílvia Guitti.
Inês e Sílvia ressaltam a importância de participar das conferências, especialmente quando organizadas por instituições tradicionais. O Comitê Interamericano de Ensino Matemático, organizador da CIAEM, é associado à ICMI (International Comissiono f Mathematical Instruction), que existe há 108 anos. Além disso, as professoras reforçam a necessidade de manterem-se em contato com o que acontece fora dos muros da escola. “Esse tipo de evento nos ajuda a abrir a visão do ensino no contexto brasileiro, e internacional, principalmente na América Latina. Prestar atenção em problemas que não enfrentamos no Bandeirantes, mas que fazem parte de realidade que vivemos”, finalizou.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências da Natureza