Língua: universo sem fim

Publicado em 21/06/12

Estimulando sempre os professores a atualizar-se, o Band financia cursos dentro e fora do Brasil aos docentes. Foi o que aconteceu com as professoras de Português, Cátia Luciana Pereira e Karla Somogyi, que fizeram pós-graduação na PUC-SP, na área de Língua Portuguesa.

Ambas ambicionavam mestrado, porém decidiram fazer uma pós-graduação lato sensu primeiramente. O curso começou em 2009; durante um ano e meio, Cátia e Karla tiveram aulas que duravam o dia inteiro, todos os sábados. Em 2011, com a apresentação de suas monografias nas quais obtiveram nota máxima, concluíram essa etapa.

Os interessantes assuntos abordados provaram que, por mais que se estude a língua, há sempre aspectos a serem descobertos – é um universo que parece infinito. Karla, por exemplo, apresentou uma monografia sobre a malícia no discurso jornalístico. “Analisei o modo pelo qual o autor utilizava o discurso malicioso para fazer uma crítica em uma crônica”, explicou.

Já Cátia teve como tema a leitura focada no professor. “Quis aprofundar-me nos métodos de ensino, principalmente do professor iniciante. Presenciei o projeto da prefeitura de São Paulo chamado ‘Sala de Leitura’. Também analisei como os professores transmitem seus conhecimentos para os alunos em sala de aula”, contou Cátia.

Sem parar de estudar, as professoras já ingressaram no mestrado, também na PUC-SP, e já planejam suas próximas monografias. Serão mais dois anos e meio de estudos, focados na sempre mutante Língua Portuguesa.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação