A Coordenadora de CPG, Estela Zanini e a Coordenadora Pedagógica, Sílvia Helena participaram do I Congreso Internacional de Psicología, Salud e Educación (CIPSE) e visitaram escolas espanholas, conhecendo mais sobre práticas de convivência escolar.
A ida ao Congresso, em Oviedo, contou com mesas e palestras que reuniram conhecimentos acerca de bullying, ciberbullying, convivência escolar e drogas. Lá, a equipe do GEPEM – Grupo de estudos e pesquisas em Educação Moral – da Unesp e Unicamp, que acompanha o Band há quatro anos, e o psicólogo idealizador das equipes de ajuda, José Maria Avilés, estiveram presentes como palestrantes, além de terem acompanhado as coordenadoras durante parte da viagem.
Na cidade de Valladolid, conheceram as escolas Instituto de Educação Secundária Parquesol, Centro de Educação Infantil e Primária Francisco Pino, Instituto de Educação Secundária Zorrilla. Em contato com alunos e professores, foi possível descobrir como cada escola põe em prática projetos como o das equipes de ajuda, cibermentores e planos de convivência. Estes promovem o desenvolvimento de alunos mais empáticos, autônomos e um ambiente escolar mais harmonioso.
Essa é a trilha pela qual o Band tem caminhado nos últimos anos e, apesar da jornada ser longa, Estela conta que a viagem mostrou que o Colégio está no rumo certo. “O trabalho das escolas que vimos na Espanha nos inspira, me sinto mais confiante com o que estamos fazendo no Band. É difícil porque é necessária uma mudança de cultura que envolve alunos, professores e pais, mas estamos no processo”, disse ela.
Lá, Sílvia e Estela também foram à formação das equipes de ajuda da escola Parquesol, muito parecida com as que ocorrem no Band, já que os materiais utilizados são os mesmos, desenvolvidos por José Avilés.
Para completar a viagem, as coordenadoras estiveram no Colégio Ártica, em Madrid, onde observaram um importante trabalho com o desenvolvimento da aprendizagem cooperativa, uma das estratégias de um plano maior que é o da convivência na escola. “Por meio de diferentes formas de trabalho em grupo, são desenvolvidas competências cognitivas, bem como valores morais, interdependência, respeito, cooperação”, comentou Sílvia Helena.