Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
14/03/2024

O Ensino Médio do Band

O Ensino Médio do Band

Essa etapa marca o auge da autonomia e da responsabilidade dos alunos durante o Ensino Básico, antes do curso superior. No Band, os alunos aguardam esse momento para poderem sair do colégio não só para almoçarem, mas também para tomarem um lanche no intervalo das aulas (e nunca mais se confundir dizendo “recreio”!). Além das aulas durante as manhãs de 2ª a 6ª feira, começam as aulas à tarde, dias que ficam conhecidos como o dia do integral (sendo um na 1ª série e dois na 2ª e 3ª séries). São muitas as opções de Atividades Complementares para as outras tardes livres, variando de Oficina de Arquitetura a Band Invest, somadas às atividades Esportivas e aos cursos de Espanhol

para os alunos que desejarem continuar (ou iniciar, no caso dos alunos novos no Band) o desenvolvimento dessa língua e obter um certificado DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Nas outras tardes livres, os alunos com dificuldade em alguma disciplina são convocados para reforços; além disso, são todos convidados a participarem de plantões de dúvidas individuais e das Maratonas de Estudo, momento em que professores de uma determinada disciplina propõem atividades para serem realizadas em grupos e esclarecem dúvidas. É muito comum um aluno passar vários “dias de integral” no Band, mas dificilmente todos participarão exatamente das mesmas atividades em todos os momentos.

Academicamente, os desafios aumentam com o início das disciplinas de Física, Química, Biologia, Filosofia e Sociologia. O STEM do Fund II ganha um A de Artes, STEAM, para destacar que o fazer científico também precisa passar pelo desenvolvimento do design. Durante a 2.a série, a pesquisa científica é feita com todos os rigores acadêmicos no STEAM, terminando com uma apresentação em inglês feita para avaliadores durante o STEAM FESTIVAL.

Recebemos muitos alunos para a 1ª série do Ensino Médio, após processo seletivo (vestibulinho) ou indicação de escolas conveniadas,

e mantemos a premissa das turmas internamente heterogêneas para gerar mais diversidade de conhecimento e formas de pensar.

As aulas de Inglês continuam divididas em turmas menores, por níveis de proficiência, sendo que o aluno termina o Ensino Médio no Band no nível C2 do CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), podendo chegar ao Honors, nome criado no Band para um curso direcionado aos estudantes que apresentam um nível de proficiência próximo ao de falantes nativos da língua. Esse curso oferece um nível mais elevado de desafio e complexidade em relação aos cursos de inglês regulares, demandando engajamento e dedicação mais intensos por parte do estudante.

Ao final de cada trimestre, temos as semanas de provas, com avaliações mais longas, preenchendo praticamente todos os dias desse período. O peso para o cálculo da média do trimestre, na 1ª série, mantém-se em 60% para essas provas (e 40% para as avaliações intermediárias), como forma de consolidar a transição do EFII para o Ensino Médio; porém passa para 70% na 2ª e 3ª série, a fim de valorizar e promover ainda mais a autonomia de estudo dos alunos.

Além das avaliações intermediárias, que têm como objetivo manter o estudo em dia e gerar feedbacks para alunos e professores ao longo do trimestre, na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio os alunos fazem uma Avaliação Especial (AE) em cada trimestre. Essa avaliação é aplicada durante uma manhã, em formato de múltipla escolha, e contempla todas as disciplinas da série. Ela é um primeiro contato com esse tipo de avaliação, e, na 3ª série, é substituída pelos Simulados dos processos seletivos mais desejados pelos alunos. Os resultados nas AEs e Simulados podem gerar um acréscimo de até um ponto na média de todas as disciplinas, como forma de incentivo para os alunos se dedicarem aos estudos para essas avaliações mais longas.

Mas a preparação para os processos seletivos vai muito além da apreensão de conteúdos e da prática em testes. Os departamentos de Futuro e Carreiras e Internacional promovem palestras, reuniões individuais e em grupo, vivências e visitas, para que os alunos trilhem com segurança os caminhos necessários até chegar a escolhas tão importantes para seu futuro. Tudo isso é trabalhado em parceria com a equipe de Orientação Educacional e nas aulas da disciplina de Convivência e Projeto de Vida.

E para aprender a fazer escolhas, nada melhor do que fazer muitas! No Band, o aluno é convidado a escolher Atividades Complementares e Esportivas desde o 6º ano do EFII. Essa premissa segue durante a 1ª série do Ensino Médio e é ampliada com a escolha de duas Eletivas

semestrais durante a 2ª série – e são duas e semestrais para que o aluno tenha de fazer opções conscientes e possa conhecer diferentes abordagens em diversas áreas do conhecimento, mudando de um semestre para outro ou confirmando suas escolhas iniciais. Na 3ª série, além das eletivas, os alunos devem escolher três áreas do conhecimento para se aprofundarem durante o 1º e 2º trimestres, o que, considerando as opções ofertadas, gera 16 opções de diferentes percursos formativos. Essas três áreas devem ser novamente definidas para o 3º trimestre, quando ocorre a revisão do Ensino Médio, com calendário definido a partir dos principais processos seletivos desejados por nossos alunos.

Fazer essas escolhas durante o Ensino Médio não é importante só para o aprendizado, como também para definir estratégias de estudo mais adequadas para que o aluno possa ser o que desejar. Ao longo da 3ª série, são feitas pesquisas para saber os cursos e instituições desejadas pelos alunos e, a partir desses resultados, os estudantes são divididos em Grupos Focais a fim de trabalharem de maneira mais individualizada visando à aprovação no curso e instituição de Ensino Superior desejados.

No final dessa jornada, marcada por celebrações e rituais de passagem tradicionais no Band, como o emblemático grito “Chora, Bandeirantes, que o terceiro vai embora !!!”, encontram-se os estudantes recém-formados, que passam a integrar a comunidade “Eu Fiz Band”, com inúmeras oportunidades à frente para forjarem seus próprios caminhos e decidirem quem serão no futuro.