Basquete e Geografia… Pode?

Publicado em 24/05/10

Encontrei com alguns alunos que me disseram que, por mais que tivessem pensado, não viam relação entre a Geografia e o basquete. Vamos lá então…espero que isso possa ajudá-los a aprender mais detalhes a respeito desta potência que é o berço do basquete.

NBA_Conferences_Divisions

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Q1XsKy3jINc/SwQhYYkHxhI/AAAAAAAAASo/JOYd27QMFeQ/s1600/NBA_Conferences_Divisions%2B.jpg

A ligação está nos nomes dos times, que em sua maioria trazem uma característica super importante, de muito destaque mesmo, da cidade e da região onde se localizam. São aspectos geográficos (econômicos, culturais, físicos) que trazem a “identidade” que querem dar ao time que os representará diante do mundo, que tornará a cidade conhecida… isso é que é marketing!

Para começar, uma vez que os EUA representam a maior democracia da atualidade, nada melhor para justificar que, na grande maioria dos casos, a escolha dos nomes dos times ficou por conta da votação dos torcedores e nos casos onde isto não ocorreu, como por exemplo, do Los Angeles Lakers cujo nome vem de uma franquia (esta teve início em Minneapolis, a “Terra dos 10.000 Lagos” e ficou com o nome em Los Angeles, pois já vinha dando certo e gerando lucros, então, por que mudar?), aí está um outro importante aspecto dos EUA, o país símbolo do capitalismo: às vezes vale a pena sacrificar a cultura e outros características em nome do lucro.

Bom, vamos lá para umas dicas de cidades, economia, cultura e basquete nos “states”…

celtics Boston Celtics: Fácil. O início da colonização nos EUA se deu com a ocupação da região nordeste. Em Boston se concentraram principalmente os imigrantes irlandeses, ingleses e escoceses, estes por sua vez descendentes dos antigos celtas.
knicks New York Knicks: Quase a mesma coisa, só que Nova York foi fundada por descendentes de holandeses e estes usavam na época um tipo de calça chamada de “Knickerbockers”, e depois com o tempo foi diminuído apenas para Knicks e antes era um termo usado para tudo que se referisse a Nova York. Hoje não mais, com exceção do time, claro!
nets New Jersey Nets: originária de Nova York, a franquia foi chamada New York Nets para rimar com os nomes de outros times profissionais da cidade: New York Mets (beisebol) e New York Jets (futebol americano). Além disso, net (rede) faz parte da cesta (aro + redinha).
76ers Philadelphia 76ers: ainda continuando na costa leste e ligando com características da época da colonização o nome do time é uma alusão à assinatura da Declaração de Independência dos EUA na cidade, em 1776.
wizards Washington Wizards: Originalmente, a franquia chamava-se Washington Bullets (bullet = bala de arma de fogo). Mas, preocupado com o alto índice de violência em Washington nos anos 90, o dono do time resolveu mudar o nome da franquia. Por meio de votação, entre as opções Dragons, Express, Stallions, Sea Dogs e Wizards, venceu este último.
pistons Detroit Pistons: Para quem não sabe, a cidade de Detroit é a capital mundial do automóvel e o “pistão” (que é uma peça que está ligada ao virabrequim no motor de um carro… você não acha que eu sabia isso, certo? Tenho minhas fontes.)
cavs Cleveland Cavaliers: teve seu nome escolhido por meio de votação dos leitores do jornal The Plain Dealer.
pacers Indiana Pacers: É uma referência à tradição de competições automotivas de Indianópolis, casa da famosa 500 milhas de Indianópolis.
bobcats Charlotte Bobcats: Fica em uma área onde existem os “tigres selvagens” no país. A caça é permitida em determinada época do ano.
hawks Atlanta Hawks: A franquia nasceu sob o nome de Tri-Cities Blackhawks em 1946. Tri-cities porque pertencia a três cidades vizinhas: Moline, Rock Island e Davenport. O nome Blackhawks remete à guerra de Black Hawk. Black Hawk (ou Gavião Negro) foi o líder de uma tribo de nativos americanos.
heat Miami Heat: O clima quente da região diz tudo, concordam?
magic Orlando Magic: Simples…a terra da Disney, da magia. Aqui uma curiosidade: Walt Disney sempre fez questão que a palavra “magia” aparecesse em toda propaganda de seus produtos. Ele sabia o que fazia, concordam?
Saindo da costa leste e indo mais para o centro, área das grandes planícies e região de pecuária, mineração e animais selvagens e livres no passado e atualmente da engenharia aeroespacial. Perceba isso nos nomes:
bulls Chicago Bulls: área de pecuária leiteira e de corte e os “touros” são personagens vitais em todo este contexto, assim como responsáveis por imensas fortunas na região.
bucks Milwaukee Bucks: Com a tradição de caça do estado do Wisconsin, o nome Bucks (um tipo de cervo) foi escolhido em um concurso.
raptors Toronto Raptors: Não poderia terminar sem citar uma curiosidade: O Toronto Raptors é o único time fora dos EUA. Uma empresa de marketing fez uma grande pesquisa no Canadá, em 1994, para descobrir o melhor nome. O filme Jurassic Park encantou o mundo um ano antes, Raptors eram populares na época e daí o nome! Pode?

No próximo post, iremos analisar os nomes dos times da costa oeste. Aguardem!

Texto de Regina Mara (professora de Geografia), com pequenas contribuições de Fábio Gondo
Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!