Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
08/03/2024

Convivência positiva no Ensino Médio

Convivência

Convivência Positiva no Ensino Médio

Nas turmas de Ensino Médio, as aulas de Convivência e Projeto de Vida (CPV) tem duração de 50 minutos e ocorrem semanalmente, em salas específicas, adequadas à realização das atividades propostas. Por meio de jogos, filmes, discussões e diversas dinâmicas interativas, os conteúdos são desenvolvidos. Os professores que ministram o curso de Convivência Positiva são também professores de outras disciplinas no Band e passam por um processo de formação que inclui reuniões de equipe, participação em cursos e seminários. Trata-se de uma disciplina para a qual não se atribui notas. As faltas são registradas e para obter aprovação, o aluno precisa ter presença igual ou superior a 75% no ano.

1ª série

Na 1ª série, o curso de CPV foca no autoconhecimento dos alunos, um processo que passa pelo reconhecimento e aceitação dos sentimentos e valores, exige disciplina pessoal e definição de projetos de vida, bem como a consciência de vulnerabilidades e responsabilidades em relação a si mesmo e aos outros dentro de um grupo. Os conteúdos visam à compreensão do conceito de liberdade no exercício da convivência positiva e à relação entre projeto de vida e escolhas saudáveis e conscientes, em relação interdisciplinar com o curso de Filosofia. A seguir, a relação entre liberdade e uso de drogas é discutida, com foco na questão da experimentação, uso e abuso de drogas psicoativas. Para finalizar, o curso aborda o tema da sexualidade humana com objetivo de promover reflexão e discussão sobre vulnerabilidades e responsabilidades da vida sexual.

2ª série

Na 2ª série, o tema central do curso é a identidade do adolescente, considerada em seu processo de construção, que demanda um olhar para si mesmo (autoconhecimento) e para o outro (diversidade), dialogando com os desejos e as possibilidades reais. Os conteúdos e atividades propõem discutir temas alinhados com o curso de Filosofia: felicidade e justiça, como valores da identidade pessoal e social. Explorando a maturidade dos adolescentes nessa faixa etária, a abordagem preventiva em relação às drogas se realiza por meio de reflexões e debates sobre a consciência individual em contraponto à alienação, os efeitos das drogas psicotrópicas e a busca pelo prazer, a influência do contexto social no uso de substâncias, os fatores de risco e de proteção, além da interconexão entre o consumo de drogas e os projetos de vida. No terceiro trimestre, o curso aborda o tema da sexualidade humana, concentrando-se em suas diversas dimensões. São discutidas questões como a vulnerabilidade adolescente e as manifestações sociais da masculinidade. Além disso, são explorados conceitos relacionados a gênero, machismo, feminismo e homofobia, com ênfase na luta pelos direitos sexuais.”

3ª série

O eixo do curso de CPV da 3ª série é a argumentação, habilidade que será desenvolvida por meio da oralidade e de temáticas relevantes sobre a humanidade e as sociedades brasileira e global. A argumentação é pré-requisito em todos os processos seletivos de universidades, seja na modalidade escrita, seja na oral. As atividades didáticas (dinâmicas de arguição oral, discussão de filme editado, análise de gráficos) visam à reflexão sobre engajamento moral, direitos humanos e temas culturais gerais, com a intenção de exercitar técnicas de argumentação em dinâmicas de grupo, exposições orais e debates apoiados em material teórico e informativo diversificado e de qualidade. O trabalho de Convivência é integrado ao departamento de Futuro e Carreiras.

OE - Orientação Educacional no Ensino Médio

Enrica Gentilezza de Brito

Coordenação da equipe de Orientação Educacional
enrica.brito@colband.com.br

– Graduação em Direito, com Especialização em Mediação: intervenções sistêmicas para resolução de conflitos e disputas em diferentes contextos pela COGEAE/PUC-SP.

– Graduação em Pedagogia, com especialização em treinamento e desenvolvimento de pessoal aplicado às empresas.

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Especialização em Direito Processual Civil e Direito dos Contratos e em Direito de Família.

Lívia Maria Ferreira da Silva

Orientação Educacional – 1ª série do Ensino Médio
livia.silva@colband.com.br

– Pós-doutorado em Educação pela FE/UNICAMP.

– Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP, com estágio na Harvard Graduate School of Education.

– Integrante pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em

Educação Moral) – UNICAMP/UNESP e do LPG (Laboratório de Psicologia Genética) – UNICAMP.

Thais Bozza

Orientação Educacional – 1ª série do Ensino Médio/atuação voltada nas demais séries para a área de cyberbulling
thais.bozza@colband.com.br

– Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

– Especialização em relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

– Integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Pesquisadora do NPEEI – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância do Instituto Superior Vera Cruz/SP. Temas de pesquisa: violência escolar, bullying, cyberbullying, agressão virtual, educação midiática e convivência ética on-line.

Silvia de Lima Guitti

Orientação Educacional – 2ª série do Ensino Médio
sguitti@colband.com.br

– Graduação em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP

– Especialização em Psicodrama – COGEAE/PUC-SP

– Especialização em Prevenção à Dependência Química pelo Instituto de Psiquiatria -IPQ/FMUSP

– Especialização em Psicopedagogia – Universidade Santa Úrsula – Santos

– Atuação como docente no Colégio Bandeirantes de 1976 a 2019.

Renata Lourenço

Orientadora Educacional – 3ª série do Ensino Médio
renata.lourenco@colband.com.br

– Graduação em Psicologia pela PUC/SP

– Graduação em Pedagogia pela Faculdade São Bernardo.

– Especialização em Psicanálise, pelo Centro de Estudos Psicanalíticos da COGEAE/PUC.

– Especialização em Orientação Profissional, pelo Sedes Sapientiae-SP.
– Coordenadora do grupo CARE, comissão de Apoio Racional e Emocional, junto a alunos do Ensino Médio, com ações voltadas à convivência e saúde mental.

Cacilda Cristina Attanazio Souto

Assistente acadêmica do Depto. de Orientação Educacional
cacilda.souto@colband.com.br

– Graduação em Pedagogia

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

– Formação em comunicação interpessoal e excelência no atendimento ao cliente.

Conheça outras frentes de Convivência do Band

BandAntirracismo

Formação de Professores

Protagonismo do Aluno Band

Notícias

Fique por dentro do que acontece em Convivência

#BandAntirracismo, 17/04/2024

Newsletter do BandAntirracismo

#convivência, #convivência positiva, 11/04/2024

Convivência Positiva:
Os mistérios do jardim