Portas para o mundo: MONU-EM e Fórum FAAP

Publicado em 13/06/18

Alunos do Ensino Médio se aventuraram pelo mundo da diplomacia em simulações da ONU participando do MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio) e do Fórum FAAP. Tudo foi acompanhado pela professora de Geografia Regina Mara da Fonseca.

No MONU-EM, simulação que ocorre no Colégio, os alunos discutiram sobre a vulnerabilidade das mulheres nas áreas de conflito do Oriente Médio e África. O evento contou com a presença da embaixadora Irene Gala e cerca de 10 alunos da Escola Estadual Ministro Costa Manso. Isso porque o MONU-EM será a base para modelo de simulação que o Ministério das Relações Exteriores irá implantar em escolas públicas.

Já o Fórum FAAP é um evento de quatro dias que reúne estudantes de mais de 50 escolas divididos em comitês que debatem diversos temas. Por lá, os 12 alunos do Band conquistaram três menções honrosas e um prêmio de melhor negociadora.

O aluno Pedro Aguiar, da 3.a série do Ensino Médio, participou de ambas as simulações e conta um pouco do que aprendeu. “Argumentação, confiança para falar em público, conhecimentos avançados em história e geografia. Além disso, é uma ótima oportunidade para fazer amigos”, disse ele.

“Esse evento é interessante porque os alunos aprendem a lidar com diferentes formas de diálogo e a conviver com a diversidade. Tornam-se mais empáticos”, disse Regina Mara. “No Fórum FAAP, representei o Irã e foi muito interessante ter que me colocar no papel de um país árabe no ocidente”, exemplificou Pedro.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!