O BandAntirracismo nasceu a partir da iniciativa de alguns pais de alunos que acreditam que, juntos com a Escola, podem contribuir para uma educação antirracista na Comunidade Band. O grupo, atuante desde o segundo semestre de 2020, é formado por professores, colaboradores e pais de alunos do Band e tem como propostas sensibilizar a comunidade para as questões que envolvem o racismo e as desigualdades raciais, aprofundar o conhecimento sobre o tema e promover ações que possibilitem uma transformação cultural no caminho da equidade racial.
Sabemos que a questão racial está presente no currículo escolar, sendo abordada em aulas de diversas disciplinas, porém o objetivo do grupo é ir além. Queremos formar jovens antirracistas e desenvolver esta cultura no Band. Para isso, o trabalho está estruturado em três eixos: sensibilização, reflexão e transformação.
Dentre as ações planejadas e implementadas, o letramento racial da comunidade é um pilar importante para o desenvolvimento de uma cultura antirracista, pois permite estudar sobre esse tema, compreender suas bases e como ele influencia nossas escolhas e comportamentos. Em 2021, realizamos dois encontros com estudiosas sobre o racismo: Esmeralda Ribeiro e Luciana Alves. Em 2022, organizamos um encontro da professora Cátia, com pais e professores, sobre o tema “Movimento antirracista no Brasil, ontem e hoje” e o censo racial da comunidade Band, cujos dados foram utilizados por alunos das 3.as séries do EM, em aulas de STEAM. Em janeiro de 2023, na semana de planejamento, o grupo BandAntirracismo apresentou seu histórico e as propostas de trabalho para o ano; em outubro, convidamos o ex-aluno e CEO da Bayer, Maurício Rodrigues, para um encontro com alunos sobre os desafios de sua trajetória profissional como executivo negro. Além disso, outras ações foram organizadas na escola: para alunos do Ensino Fundamental II, em parceria com a Equipe de Ajuda, foram realizados encontros denominados “bate-papo sobre racismo” e sessões de cinema com exibição de filmes que abordam temas relacionados ao racismo, seguidas de discussão; em aulas de geografia de 9.os anos, o tema foi desenvolvido em parceria com professores do BandAntirracismo.
Em 2024, direcionamos nossas ações de letramento à comunidade interna. No Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, promovemos o Grupo de Estudo do BandAntirracismo, que contou com a participação de aproximadamente 60 profissionais. Sob a coordenação da professora Cátia, realizamos três encontros presenciais, nos quais debatemos os seguintes temas: “Negritude, branquitude e o mito da democracia racial”; “Diversidade, pluralidade, espaços de poder e combate a estigmas”; e “Práticas antirracistas na sala de aula, o educador antirracista e o projeto pedagógico baseado em potências culturais”.
Para cada encontro, foram disponibilizados textos de referência e materiais diversos para a preparação dos professores. Como base de todos os encontros adotamos o livro Como ser um educador antirracista, de Bárbara Carine, editora Planeta, 2023.
No Ensino Fundamental 1, todos os professores tiveram encontros de formação para educação étnico-racial ao longo de todo o ano, organizados pelo professor Adriano.
Nas turmas de 9º ano, o projeto de letramento contra preconceitos foi realizado ao longo do 2º e 3º trimestres, com o objetivo de levar os alunos a compreenderem as origens e consequências de diferentes formas de preconceito, promovendo atitudes mais inclusivas e respeitosas. Os tipos de preconceito abordados incluíram LGBT+fobia, misoginia, racismo, elitismo classista, etarismo e capacitismo. Divididos em subgrupos, os alunos prepararam apresentações sobre cada tipo de preconceito para a turma e para um educador convidado, especialista na temática em discussão. Esse educador contribuiu orientando os diálogos com a classe, enriquecendo o repertório dos estudantes e aprimorando a qualidade de suas argumentações.
Por fim, mensalmente, divulgamos nossas newsletters com diversas sugestões de leituras, filmes, podcasts e outros materiais que contribuem para a educação étnico-racial e valorização da cultura afro-brasileira.