Lançamento do livro Das Raízes à Colheita

Publicado em 20/11/23

Em junho de 2023, no Museu Afro Brasil, era lançada “Das Raízes à Colheita”, uma obra plural composta por cartas, poemas, contos, crônicas e canções. O livro, com autoria do coletivo de escritoras negras “Flores De Baobá”, conta com a presença da escritora e professora de português do Colégio Cátia Pereira, conhecida no meio literário como Catita, e outras seis autoras: Benedita Lopes, Cláudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais.


Segundo Cátia, a criação do livro foi um processo coletivo que contou com a presença de todas as escritoras. “Durante o processo de escrita, lemos os textos umas das outras e conversamos, discutimos e aprimoramos as formas textuais e as temáticas que nos atravessam: negritude, violência, identidade, justiça, amor, enfim, todas! Não foi um livro que juntou textos de várias pessoas sobre um determinado tema, é um livro inédito em tudo, porque ele é de um coletivo”. Sandra Regina de Souza, fundadora da Editora Feminas, atualmente sócia de Catita, abraçou a ideia de publicá-lo e o ProAc 2022 concretizou o sonho.


No início deste mês, a escrevinhadora, como se autodenomina, realizou o lançamento da obra na biblioteca do Band e pôde compartilhar com a comunidade sua outra paixão. “Eu fiquei muito feliz de poder mostrar pros meus colegas de trabalho, do Band, o outro trabalho que eu tenho de escrevinhadora e editora”. Além disso, Cátia também pontuou que poder utilizar o espaço do Colégio para divulgar o seu trabalho foi muito importante. “Poder partilhar um pouco dessa vivência dentro do colégio em que eu já atuo há mais de duas décadas foi muito especial. Foi muito emocionante conseguir mostrar um pouco da minha arte – junto com minhas parceiras – do meu trabalho da arte com a palavra, resultando na literatura”.

Confira aqui a galeria de fotos.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência