Canto in Club: Música e canto online

Publicado em 05/05/20

O Canto in Club, curso de música e canto inspirado nos “glee clubs” norte-americanos, não parou suas atividades durante o período de distanciamento social. A equipe, composta por Silvio Venosa, Leonor Veras, Letícia Veras, Luis Veras e Alice Hellmann, está superando os obstáculos de uma aula de canto a distância para ensinar e divertir os alunos pela música.

Para seguir com as atividades, os professores criaram uma conta privada no Instagram, só para os alunos matriculados no curso, em que disponibilizam material teórico e fazem lives para passar as músicas e fazer comentários sobre o conteúdo. Depois, acontece uma videochamada síncrona entre os educadores e os alunos para desenvolver estratégias de leitura dramática.

Além disso, os alunos do Canto in Club têm direito a um plantão individual por videoconferência, em que eles trabalham exercícios de respiração, colocação e articulação no palco e esclarecem as dúvidas.

A partir desta semana, o Canto in Club entraria na 2.a etapa do curso, que envolve construção de cenário e marcação de cena, o que é muito difícil de trabalhar a distância. Mas os professores propuseram uma atividade para preencher a lacuna das aulas presenciais e que garante muita criatividade. Os alunos receberão, por correio, um kit de material de artes, com tela, tintas e pincéis, e, no dia 9 de maio, terão uma live com a professora Alice e uma orientação por videochamada para que cada aluno pinte uma tela ao som das músicas de seu módulo do curso. No retorno ao presencial, todas as telas serão sobrepostas para virar o cenário do show. 

Para os alunos, as aulas não perderam qualidade: “Eu acho que os professores estão fazendo mais do que o possível para ajudar a gente, eles estão se superando”, comenta Pietra Veronezi, do 9.o ano.

Leonor Veras, diretora geral do curso, percebe nos alunos a vontade de continuar levando o curso a sério, mesmo a distância: “Nosso maior orgulho está sendo o empenho dos alunos na construção do espetáculo e do roteiro. Estamos boquiabertos com os vídeos deles, que marcam essa época para cada um. Os estudantes estão altamente comprometidos e conseguem se expressar nos vídeos que nos mandam cantando.”

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural