Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
09/02/2024

Apresentações do Teatro Célia Helena 2023

#Célia Helena

Apresentações do Teatro Célia Helena 2023

Publicado em 09/02/2024 14:41

No final do ano passado, para marcar o final do curso de teatro em parceria com o Célia Helena Centro de Artes e Educação, foram realizadas duas apresentações para compartilhar com amigos e familiares tudo o que foi aprendido ao longo do curso.

créditos: João Caldas

Os alunos dos 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental II apresentaram a peça “A Caixa de Pandora e outros mitos gregos”. Uma criação coletiva a partir da pesquisa dos principais mitos gregos. “No início do ano, tivemos contato com autores de textos teatrais clássicos ocidentais, como Shakespeare, Moliere e Büchner, mas o grupo apresentou forte interesse na mitologia grega e resolvemos criar nossa peça”, contou Luciana Barboza, professora da turma.

créditos: João Caldas

Cada aluno pôde escolher o mito que mais se identificava e produzir a peça baseada nessa escolha. Além disso, a aluna Manuela Sgambatti fez a concepção da trilha sonora, o aluno Nikolas Zella fez a pesquisa e edição dos efeitos sonoros e os alunos Vinicius Machado e Rafaela Bonfá compuseram um rap para uma cena. 

créditos: João Caldas

Já os estudantes da 1.a série do Ensino Médio apresentaram “O espectador condenado à morte” que contou com a direção de Luana Freire e Rodrigo Audi . A obra é uma adaptação da peça homônima de Matéi Visniec, que foi escrita em 1986 e propõe uma reflexão crítica sobre a justiça e o próprio teatro.  Trata-se de um espectador acusado e condenado à morte em um julgamento totalmente questionável. As testemunhas são profissionais do teatro e a ficção e a realidade são constantemente confrontadas. 

créditos: João Caldas

Diferente de uma peça tradicional, nessa montagem, os alunos apresentaram mais de um personagem. “Cada estudante fez mais de um personagem, cada um foi interpretado por três a quatro estudantes, dessa forma, trouxemos ao palco a ideia de que, nas nossas relações sociais, nos revezamos entre a função de julgar, defender, acusar e testemunhar, o que também rendeu ao grupo a possibilidade de ampliar as experimentações”, compartilhou a professora Luana Freire.

Os vídeos das apresentações estão disponíveis no Moodle, Guia do Ano, Apresentações de Teatro 2023.

Confira a galeria de fotos: (créditos: João Caldas)
A Caixa de Pandora e outros mitos gregos
O espectador condenado à morte

 

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Vida Cultural

#Brasília; viagem, #Capital Federal, 06/06/2024

Alunos visitam Brasília

#Cananéia, #viagem, 29/05/2024

Alunos do 7.o ano exploram Cananéia

#Band Global, #campanha, 15/05/2024

Conheça a nova campanha do Colégio