Em contato com a Arquitetura

Publicado em 15/09/15

Todo ano, a turma de Linguagem Arquitetônica, curso preparatório para quem pretende cursar Arquitetura, Design e Urbanismo, faz uma visita ao escritório do arquiteto Ricardo Julião. Em 2015 não foi diferente, o grupo foi acompanhado pelo mentor do curso, Ivan Stancati.

Prof. Ivan e Ricardo Julião

Prof. Ivan e Ricardo Julião

Ricardo Julião foi aluno do Band e abre o seu espaço de trabalho para os alunos interessados na carreira de Arquitetura vivenciarem o seu escritório, que possui um grande repertório de projetos famosos, muitos reconhecidos internacionalmente.

Imagem2

O arquiteto conversou com os alunos durante horas, com foco maior nos valores como: a inquietação criativa, a paixão pelo que se faz, a arquitetura atemporal e a obsessão pelo cliente. Deixou claro que o profissional da área deve ter “inquietação criativa” para procurar soluções que sejam melhores para a relação do homem com a sua habitação.

Imagem4

Segundo ele, a Arquitetura deve ser atemporal, ou seja, nada mais é do que algo que transita no tempo sem necessariamente pertencer ao passado, futuro ou presente. É aquilo que permanece válido no tempo, independente de circunstâncias e tendências momentâneas. Também é preciso ter “obsessão pelo cliente”, que seria conhecer o cliente, o que ele gosta, quantos filhos têm, seus sonhos, seu trabalho e seus objetivos para realizar um bom projeto.

Imagem5

Ricardo deixou espaço aberto para os alunos questionarem sobre o mercado de trabalho, quanto um estagiário ganha, um arquiteto formado, até um coordenador de área. Ele também falou da importância do conhecimento que o arquiteto deve ter em relação aos projetos complementares como elétrica, hidráulica, ar condicionado, concreto armado, fundações e outros.

O arquiteto ficou muito contente pela quantidade de alunos que optaram pela Arquitetura este ano e falou que é possível mudar a cidade mesmo estando nas mãos das incorporadoras. Ele ainda completou que a boa arquitetura pode se espalhar muito mais que apenas como um ofício, mas como uma paixão.

Para finalizar a visita, os alunos puderam ver os trabalhos de Julião através dos anos e analisar seu legado arquitetônico baseado no rigor do desenho e na solução de problemas, segundo a exploração justa da construção e o processo de criatividade. Sendo estes os traços mais determinantes das suas formas, que conseguem conciliar na Arquitetura, razão e paixão.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!