Jogos e histórias em Espanhol

Publicado em 23/01/14

A fim de aprimorar e ampliar o contato dos alunos com a língua espanhola, as professoras Ana Beatriz Mesquita e Rosemeire da Silva desenvolveram uma série de atividades lúdicas e educativas reunidas nos projetos intitulados “Estúdio 6” e “Estúdio 8”, voltados para os 6.os e 8.os anos do Ensino Fundamental, incorporados no currículo da disciplina em cada série.

estudio_6

Por meio dos “estúdios”, o aluno tem a oportunidade de se expor ao idioma: ao ler, brincar, testar, dentre outras interações envolvidas nas atividades, eles acabam tendo contato com estruturas gramaticas diversificadas e abrem-se para um léxico mais aprimorado, que pouco a pouco serão internalizados de forma natural.

“Temos percebido que os alunos gostam bastante das atividades propostas nos Estúdios”, comenta Rose. “Por meio das atividades, vamos contando uma história e expondo ao aluno aspectos da língua e da cultura hispânica que vão sendo absorvidos quase sem serem percebidos”, completa.

Ao final de cada etapa, há uma conversa em sala motivada pela leitura. Os alunos são incentivados a contar o que leram, do que gostaram, o que não entenderam, o que gostariam de saber, o que chamou a atenção, promovendo um debate frutífero e uma reflexão sobre aquilo que foi trabalhado.

Além da leitura, o Estúdio apresenta em cada etapa um atividades lúdicas e mini-jogos que os alunos realizam individualmente, a fim de que interajam mais ativamente nas histórias contadas. Em todas as etapas é estimulada a auto aprendizagem, para que os alunos sejam também protagonistas do processo de aquisição da língua estrangeira.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!