III Semana de Humanidades: conhecimento e emoção dentro do Colégio

Publicado em 10/10/19

Trazendo atualidades e temas de muita relevância, chegou ao fim a III Semana de Humanidades do Band. O evento foi recheado de palestras, debates e momentos de descontração que envolveram toda a Comunidade Band em 5 dias intensos. Desde coreografias de K-pop no intervalo até conversas com sobreviventes do Holocausto, os dias contaram com muito conhecimento e emoção.

coreografias de K-pop

Voltada para alunos do Ensino Fundamental e do Médio, colaboradores do Band e famílias interessadas, a Semana de Humanidades foi um sucesso. Tudo foi organizado pela equipe de Humanidades, envolvendo os Departamentos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Artes, Português e Inglês.

Fernando Serapião

Na segunda-feira, os eventos foram com o arquiteto, Fernando Serapião, e com o professor Doutor, Edilson Pizzato. O primeiro falou sobre a arquitetura no centro de São Paulo e o segundo sobre Brumadinho e o impacto das barragens.

Edilson Pizzato

Já na terça, a Comunidade Band pôde conversar com Tomas Venetianer e Joshua Strull, sobreviventes do Holocausto, e Luiz Rampazzo, curador do Memorial do Holocausto de São Paulo. Além disso, no mesmo dia, Gustavo Ioschpe e Marcos Elias Schwartz falaram sobre Inteligência Artificial e a ESPM ofereceu a conversa “Pais e Filhos- Grandes Mudanças”, com Pedro de Santi.

Tomas Venetianer, Luiz Rampazzo e Joshua Strull

“A Semana de Humanidades conseguiu envolver toda a Comunidade Band esse ano. Crescemos muito e recebemos o apoio e incentivo de todo o Colégio. Foi importante ver também o feedback após a realização do evento. As palestras foram bem direcionadas e pudemos perceber a grande importância que a história oral, a narrativa e o relato têm. Todos amaram e pediram muito mais.”, contou Ana Cíntia Albuquerque, Coordenadora de História.

alunos debatendo

Quarta-feira foi o dia dos Debates, tanto com o Ensino Fundamental, sobre a Guerra Comercial entre Estados Unidos e China, quanto com o Médio, sobre Problemas Ambientais. Os temas foram propostos pelos alunos. Além disso, os jornalistas da Folha de S. Paulo, Fernando Canzian e Lalo de Almeida, conversaram com os estudantes sobre a série “Desigualdade Global” e os pais puderam comparecer à palestra sobre História da Arte com José Ernesto Bologna e o Coordenador de Arte, Filosofia e Sociologia do Band, João Régis de Lima.

Fernando Canzian e Lalo de Almeida

A aluna de 3.a série do Ensino Médio, Daniela Kow, ressaltou que o evento trouxe assuntos pertinentes para o dia a dia do Colégio de uma maneira fácil e acessível. “Não é sempre que podemos conversar com pessoas com tanta história ou experiência em certos assuntos. Acho importante ter esse espaço dentro do Band para que todos possam ter contato com as diferentes questões. Essas pessoas têm muito a agregar na nossa formação. Foi um sucesso!”, concluiu.

Luciano Gurgel

Já na quinta, Luciano Gurgel, da Yunus Brasil, deu uma palestra sobre empreendedorismo social, que marcou muitos alunos e o BandVoluntário pôde apresentar seus projetos de 2019.

Mano Réu

Na sexta-feira, para fechar a Semana de Humanidades com chave de ouro, ocorreu uma conversa com rapper Mano Réu sobre a obra Literária “Sobrevivendo no Inferno” dos Racionais MC’s, que é uma obra obrigatória para o vestibular 2020 da Unicamp, e o lançamento do livro “Morada” da professora de Português, Cátia Pereira. Além disso, nos intervalos, foram feitos Slams de poesia com Thiago Peixoto.

Ivan Stancati

Além de todas as atividades, ainda ocorreram exposições diversas e intervenções dos alunos. Entre elas, estava a mostra de esculturas “Transmutação da Matéria – Alquimia da Criação”, do professor de Linguagem Arquitetônica, Ivan Stancati, que contava com obras de Pedra Esteatita (“Retrato de Mulher”) e Pedra Branca e aço (Leão em Saturno), por exemplo. Os alunos do Band puderam interagir com as obras, onde a plasticidade das formas estimula a reflexão e a criatividade. Além disso, Pedro Leão, professor de Artes do Band, deixou exposta na entrada do Colégio uma série de pinturas do artista plástico, Percival Tirapeli, e uma obra de sua autoria em parceria com ele. Essas manifestações artísticas foram muito elogiadas e analisadas pelos alunos de todo o Colégio, que passavam diariamente por elas.

Pedro Leão e Percival Tirapeli

“Conseguimos organizar e divulgar um evento recheado de atualidades e informações muito importantes para a Comunidade Band. Além de ver o que está acontecendo no mundo hoje e agregar um repertório para os vestibulares, os alunos também puderam trabalhar a sua formação como cidadãos. Foram trazidos olhares diferentes sobre muitas questões importantes e a Comunidade se interessou demais. A semana foi rica e conseguiu tocar os alunos de diferentes maneiras.”, contou Marcia Abdo, Coordenadora de Geografia.

Algumas palestras foram transmitidas pelo Facebook do Band. Confira!

Palestra sobre Brumadinho e as Barragens do Brasil

Sobreviventes do Holocausto: Tomas Venetianer e Joshua Strull com Luiz Rampazzo – Curador do Memorial do Holocausto de Sao Paulo

Palestra sobre Inteligência Artificial com Gustavo Ioschpe e Marcos Elias Schwartz

Conversa com jornalistas da Folha sobre a série Desigualdade Global – Fernando Canzian e Lalo de Almeida

Palestra sobre Empreendedorismo Social com Luciano Gurgel da Yunus Brasil

Conversa com o rapper Mano Réu sobre a obra Literária “Sobrevivendo no Inferno” dos Racionais MC’s

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!