II Semana de Humanidades: do K-POP à política

Publicado em 22/05/18

Agitando os muros da rua Estela, a segunda edição da Semana de Humanidades do Band foi recheada de debates, exposições e oficinas que trouxeram assuntos relevantes para os alunos. Entre eles, os principais foram: Brasil no mundo, violência, economia digital, educação e cenário político e eleitoral atual.

Tudo isso foi organizado pelas Coordenadoras Ana Cíntia Albuquerque, de História, e Márcia Abdo, de Geografia.

Rubens Ricúpero

Logo na abertura, o Studio 268 recebeu o jurista e diplomata, Rubens Ricúpero, para conversa mediada pelo professor colaborador de Relações Internacionais da USP, Alberto Pfeifer, sobre os refugiados no Brasil.

Mônica Bergamo

Em outros dias, a jornalista Mônica Bergamo conversou com os alunos sobre as eleições que acontecem ainda esse ano e um encontro com Ivan Marques, do Instituto Sou da Paz, trouxe dados e estimulou o debate sobre a violência no país. Além disso, outros dois momentos trouxeram os alunos formados no Band Gilson Schwartz, economista e sociólogo, e Caio Dib, jornalista, para conversas sobre, respectivamente, economia digital e educação.

Caio Dib

A aluna Marina Neves, da 2.a série do Ensino Médio, conta que, por ser do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), pôde compartilhar com seus colegas sua experiência na escola pública durante o encontro com Caio Dib. “Eu aprendi que a gente só quer ser ouvido, mas às vezes não prestamos atenção no que a pessoa que está bem ao seu lado quer falar”, disse ela.

“O objetivo era desenvolver o aluno como cidadão”, disse Márcia sobre a proposta do evento. “O que mais me impressionou foi a receptividade e participação dos alunos. Eles têm necessidade de falar sobre isso”, completou Ana Cíntia.

Enquanto essas atividades aconteciam no Studio 268, os intervalos do Ensino Fundamental contaram com oficinas de dança do estilo K-POP, apresentação musical e exposições de arte, com a mostra “Basquiarte” dos alunos da eletiva “Do Ateliê aos Museus” e trabalhos do 6.o ano do Ensino Fundamental.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!