Aula de Primeiros Socorros para 8.o ano

Publicado em 24/09/21

Ocorreu, recentemente, uma aula de Primeiros Socorros para os alunos do 8.o ano. Os professores de Ciências Renata e Waldir, em parceria com as enfermeiras Núbia, Natália e Catiane e com os inspetores Wanderley, Oscar, Marques e Antônio, demonstraram aos alunos diversas manobras dos primeiros socorros que podem salvar vidas.

Prof. Waldir, inspetor Marques e enfermeira Núbia

“Ensinamos para os alunos qual é a dinâmica do ambulatório, como funciona trabalhar aqui, como tratamos os pacientes. Explicamos qual é nossa rotina. Mas o principal foco foi na RCP – Reanimação Cardiopulmonar”, explica a enfermeira Núbia, que também ressalta que houve mudanças no período de pandemia. “Foi muito bacana poder visitar as salas de aula e voltar a ver os alunos. A gente sente falta desse convívio com eles.”

O inspetor Wanderley ressalta como o conhecimento dos alunos sobre Primeiros Socorros facilita seu trabalho. “É bom saber que eles se interessam pelo assunto. Isso facilita o nosso trabalho, porque entendem que quando passamos alguma orientação, é sempre pelo bem deles.”

inspetor Antônio e a enfermeira Catiane

“Os conceitos discutidos nesta atividade são abordados ao longo do ano, durante os estudos dos Primeiros Socorros na Disciplina de Ciências.”, afirma o professor Waldir, que também ressalta a importância não apenas de se saber os passos para a conduta correta de prestação do socorro, mas também de se prevenir e evitar ações que aumentem o risco do desenvolvimento de problemas cardíacos. “A saúde do coração depende de diversos fatores, tais como alimentação, prática regular de exercícios físicos, monitoramento da pressão arterial, check-ups de rotina e um nível de estresse que não seja muito elevado. Em contrapartida, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo, pressão alta e estresse em excesso elevam as chances de problemas cardíacos.” esclarece o professor Waldir.

enfermeira Natália e inspetor Wanderley

A enfermeira Núbia conta que o engajamento dos alunos foi extremamente positivo. “Eles gostaram bastante e fizeram muitas perguntas. Foi uma ótima interação e, com certeza, se forem feitas mais aulas como essa, vão ser muito participativos novamente.”.

inspetor Wanderley e enfermeira Catiane

“Os estudantes se interessaram muito pela parte prática. Quiseram entender tudo, saber como o DEA funciona, onde colocar a mão, quanto tempo cada movimento deve ter, participaram muito, seria interessante ampliarmos esse trabalho.”, afirma o inspetor Wanderley.

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