Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
30/04/2026

Deu na Mídia – YVIRÁ

#Band na mídia #Deu na midia

Deu na Mídia – YVIRÁ

Publicado em 30/04/2026 13:25

O Colégio Bandeirantes destaca-se pela constante atualização pedagógica, integrando inovações tecnológicas ao cotidiano de alunos e educadores de forma estratégica. O excesso de telas, contudo, pode impactar negativamente. Então, como o Band equilibra o uso de aparelhos eletrônicos com a escrita manual? O professor de Inglês do Colégio, Alexandre Rosa, deu uma entrevista à YVIRÁ sobre o assunto.

Na reportagem sobre a relevância da escrita à mão em uma era cada vez mais digital, Alexandre compartilha as estratégias adotadas em sala para incentivar a prática. Ele ressalta que os benefícios da escrita à mão são visíveis ao longo do desenvolvimento escolar, como o reforço do conteúdo e o treino da memória dos estudantes. Por exigir uma seleção mais ativa das informações, o ato de escrever manualmente estimula diferentes níveis de linguagem, aprimorando desde o domínio da ortografia, pontuação até a coesão textual e a organização de argumentos.

Confira um trecho: “‘Estudos aprofundados desde os anos 2000 mostram que as redes neurais ativadas durante a escrita manual contribuem para o desenvolvimento motor, linguístico e emocional’, afirma Alexandre Tadeu Rosa, professor do Ensino Médio e pesquisador do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. ‘Não é questão de proibir o uso digital, mas converso e explico os benefícios da escrita manual.’ […] Nas práticas em sala de aula, a percepção é que os alunos passam a ter um refinamento da linguagem que vai além de léxico e gramática.”

Confira a matéria completa da YVIRÁ aqui.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Band na Mídia

#Band na mídia, #Deu na midia, 30/04/2026

Deu na Mídia – YVIRÁ

17/04/2026

O Band na TV Cultura!