Rapsódia Armênia tem exibição e debate com diretor

Publicado em 19/08/13

Por Juliana Reimberg, do Idade Mídia

Na sexta-feira (09/08), os alunos do Ensino Médio do Bandeirantes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Rapsódia Armênia”. Além disso, após a exibição, os estudantes participaram de um bate papo exclusivo com Gary Gananian, um dos diretores do filme.

Bate papo exclusivo com Gary Gananian, um dos diretores do filme

Bate papo exclusivo com Gary Gananian, um dos diretores do filme

“Rapsódia Armênia”, em apenas 62 min, expõe uma série de relatos armênios levando o público a viver um pouco da cultura e história do país. Filmado em aproximadamente vinte dias e produzido por uma curtíssima equipe, o longa já conquistou diversos prêmios. Foi ganhador do Prêmio de melhor documentário na 7ª edição do Promegranate Film – Festival de Toronto e foi escolhido como o melhor documentário de cinema no festival de Yerevan, capital da Armênia. Além disso, venceu o prêmio do do British Council Award, o que o levou a participar do festival de Sheffield, na Inglaterra e esteve presente na Seleção oficial da Mostra Internacional de São Paulo.

rapsodia_armenia_2

Com uma mistura agradável de histórias engraçadas, comoventes, românticas e, até mesmo, de guerra, a produção road movie apresenta diversas paisagens maravilhosas do país que, em conjunto com canções típicas, conseguem transmitir ao espectador a realidade armênia. Ademais, o filme contém muitas cenas de retratatos, nas quais a câmera fica focada no rosto das personagens. Nestes emocionantes trechos, é possível conhecer a diversidade dos habitantes daquele país.

Ao final do documentário, os alunos tiveram o privilégio de participar de um bate papo exclusivo com Gary Gananian. Pode-se dizer que os temas das conversas foram bem diversos. Desde questões técnicas sobre a utilização de determinados aparelhos para coletar um som de qualidade, até outras mais emotivas a respeito da conexão do diretor com a Armênia, país da onde sua família descendência. Ainda, durante o papo, Gary contou um pouco sobre os vinte dias que ficaram filmando. Ele viajara somente com mais um colega, sem muitos planos, e durante a sua jornada foi conhecendo diversas pessoas que se tornaram personagens tão especiais de seu filme.

A exibição de “Rapsódia Armênia” foi organizada pelos coordenadores do Idade Mídia, curso vinculado ao Projeto de Cidadania, juntamente com o Departamento Cultural. Tal escolha teve por objetivo principal colocar os alunos, em especial aqueles do curso Idade Mídia que decidiram produzir um documentário, em contato com um profissional da área cinematográfica e apresentá-los a uma cultura muito rica e, para alguns, pouco conhecida.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!