Livros e cidadania

Publicado em 21/07/11

Desde o começo do ano, os alunos que participam do projeto Open City estão empenhados em concretizar ideias que transformem a sociedade usando plataformas de internet. Uma das primeiras ações nesse sentido é a divulgação do projeto Biblioteca Mais feliz, apoiado pelo portal Catraca Livre e o Movimento Mais Feliz.

A Biblioteca Mais feliz tem como intuito promover a troca de livros sem nenhum custo entre os usuários cadastrados, um ótimo exemplo de ideias “Open City” que foram bem explicadas pelos alunos Ulysses de Faria e Ana Carolina Tomaz .“O objetivo principal é inovar, melhorar o cotidiano das pessoas com ações gratuitas e que também não visem ‘ganhar dinheiro’. Se a ação der certo, o retorno financeiro é uma conseqüência”.

Para o aluno Rafael Marcondes, o trabalho com a Biblioteca Mais Feliz é essencial para que os alunos desenvolvam um projeto próprio. “É bom ver um exemplo concreto do conceito com o qual estamos trabalhando.”
“Trabalhar um plano de comunicação faz com que o site não morra no esquecimento, e é isso que estamos fazendo nesse caso com um projeto que já existe antes de criar o nosso próprio”, explica Alexandre Sayad que coordena o Open City junto a Emerson Bento.

Os alunos concordam que o mais importante é que se crie um espaço de discussão, trocas de ideias e de ação, que envolva o maior número de pessoas possível. Para Ulysses “no fundo, todo mundo tem uma ideia Open City”, Ana Carolina observa que na maioria das vezes falta a prática e um incentivo para que se torne realidade e Rafael já vê, no interesse que vários professores têm demonstrado pelo projeto, um impacto positivo dessa iniciativa.

Para conhecer o projeto Biblioteca Mais Feliz, clique aqui.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!