Expedições Bandeirantinas

Publicado em 14/06/10

2Viajar com os amigos, se divertir e construir novos conhecimentos. Unir belas paisagens a novos saberes e descobertas foi a tônica das excursões feitas por alunos e professores de todas as séries do Colégio Bandeirantes durante o feriado de Corpus Christi.  O aproveitamento dos passeios ao Acampamento Novo Horizonte, às Cidades Históricas de Minas Gerais e ao PETAR foi considerado excelente tanto pelos orientadores quanto pelos estudantes.

Alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental foram ao Acampamento Novo Horizonte, em Botucatu (SP), para entender melhor o que é a “sustentabilidade”, principalmente em relação ao uso consciente da água. O trabalho com os discentes foi realizado através de atividades lúdicas e de uma visita a uma indústria do Grupo Centroflora, que processa essências de vegetais brasileiros em acordo com os mandamentos da sustentabilidade. Na fábrica, os cinquenta e oito alunos puderam também conhecer uma horta na qual são produzidos alimentos sem o uso de quaisquer agrotóxicos.

A professora Maria Lúcia “Malú” Gukovas, que coordenou o passeio em parceria com a Profª Sônia Fonseca, já percebe os resultados positivos auferidos. “Os alunos voltaram com uma intensa conscientização. Eles mostram, no Colégio, estarem mais atentos ao uso responsável da água”, apontou.

As cidades de Mariana, Tiradentes, Ouro Preto, São João del Rei e Congonhas do Campo, todas no Estado de Minas Gerais, formaram o roteiro da viagem das turmas de 8º e 9º anos. O estudo do meio foi voltado para a área de História do Brasil, responsabilidade da Profª Ana Cíntia Albuquerque, e guardou conexões com o conteúdo de Língua Portuguesa, a cargo da Profª Lenira Buscato. O grupo assistiu a um concerto de música barroca, apreciou obras de Aleijadinho e interagiu com o povo local. Um episódio que marcou o passeio foi o encontro com um ceramista e benzedor que contou curiosas histórias. “Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto em termos de conteúdo quanto para a formação pessoal dos alunos”, considerou a Profª Ana Cíntia.

55Já o Ensino Médio se aventurou pelas cavernas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), na oitava edição da viagem. Com toda a segurança necessária para o passeio, os alunos enfrentaram caminhadas e aprenderam, com ajuda da Profª Rosiani Telles e dos guias locais, sobre a formação das grutas, estalagmites e estalactites, em cenários incomuns. “Observar o entusiasmo e a alegria dos alunos foi muito bom! Foi como se víssemos as fotos dos livros e sites se tornarem reais”, refletiu a Profª Rosiani. Ela ainda comentou o contato com os estudantes fora da sala de aula. “Os alunos formaram grupos em que cada um era responsável pelos colegas. Eles ajudavam-se mutuamente e se preocupavam com o bem estar de cada um. O melhor para mim foi poder conviver com os alunos fora dos muros do Colégio; desta forma eu os conheci melhor e eles a mim”.
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental postaram fotos da viagem no blog construído em conjunto com os professores. Acesse o “Blog dos Oitavos Anos” clicando aqui.

Temas relacionados: , , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Cultural