Arte de perto

Publicado em 14/11/13

A arte tem sido um pilar importante na educação; por meio dela o estudante pode vivenciar várias visões de mundo e também construir a sua própria. O Band levou alunos do Ensino Fundamental ao Museu da Imagem e do Som (MIS) e ao Museu de Arte Moderna (MAM). No primeiro, puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho do cineasta Stanley Kubrick; no segundo, realizaram dinâmicas interessantes sobre o futuro do próprio museu.

IMG_7940

Apesar de serem realizadas no fim do ano, época atribulada pela proximidade das últimas provas e entrega de trabalho, as visitas tiveram uma adesão grande. “Os alunos sempre demonstram um interesse muito grande em participar dessas saídas”, explica a professora Paula Moraes, da disciplina de Artes, que acompanhou os alunos nos dois dias de visita aos museus.

IMG_8767

“Quem não consegue ir acaba ouvindo os relatos dos amigos e se anima pra ir outro dia, por  conta própria. Muitos deles, inclusive, vêm falar conosco depois, comentam o que mais gostaram e conversam sobre a exposição”, conta.

IMG_7908

A visita ao MIS, para os alunos dos 8.os e 9.os anos, voltou-se para as obras de Stanley Kubrick, cineasta estudado em sala de aula que sempre suscita bastante interesse e curiosidade nos alunos. Ao deparar-se com cenas dos filmes e informações técnicas sobre o trabalho para sua criação, os alunos puderam compreender com clareza e levantar questões.

IMG_8819

Já no MAM, os estudantes dos 6os e 7os realizaram uma dinâmica realizada que incentivava o pensamento à frente: munidos de lápis e folhas de papel, eles desenharam dois cenários, sendo um a paisagem que viam à sua frente, o jardim do museu, e outro o mesmo jardim, porém com as intervenções e inovações que julgassem adequadas ao futuro daquela paisagem.

IMG_8804

“Foi interessante perceber que eles mesmo se surpreendem quando percebem um certo domínio na linguagem de museu, como por exemplo saber indicar quem é o curador e suas principais funções”, comentou Paula.

Clique aqui e confira a galeria de imagens.

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!