Andy Warhol na Pinacoteca

Publicado em 13/04/10

andy-warhol-tdk2Ele foi um dos maiores artistas gráficos do século XX, produziu filmes e foi um dos precursores da pop art. O norte-americano Andy Warhol (1928-1987) terá obras expostas na Pinacoteca do Estado, e alunos do Bandeirantes terão a oportunidade de apreciá-las em visita promovida pelo  Departamento Cultural, como parte do Projeto Artes Visuais.

A exposição “Andy Warhol, Mr. America” traz pinturas da série “Death and Disaster”, que tratam da violência nos Estados Unidos durante os anos 1960. A importância da obra de Warhol se dá pelo sucesso com que se aventurou em áreas distintas da arte. Ele produziu obras de serigrafia com motivos cotidianos, como garrafas de Coca-Cola, e ícones conhecidos, como o rosto de Marilyn Monroe, num trabalho com grande ênfase no uso das cores.

Também se aventurou no cinema e na música, desta vez com o grupo Velvet Underground. Contribuiu, definitivamente, para o abrandamento das distinções entre fotografia e pintura e entre o “erudito” e “comercial”. É de Warhol a profética frase “No futuro qualquer um será famoso por quinze minutos”.

CAVX52PICANLDL59CAI83FUECAAAMPZTCA4R10H8CAFHKU7ZCAQ3JWCVCAHW7BSUCANVA1M9CA47ZBKMCAERMSEFCAFERB71CA7FGKZYCA15SAD2CAS1NKPCCA90G53YCA73OQM1CAXUWEUCCAF6E2C13

A proposta do Projeto Artes Visuais, capitaneado pelo Depto. Cultural, é a de levar alunos do Ensino Fundamental para ver algumas das melhores exposições que acontecem pela cidade de São Paulo, todas gratuitas. Alunos de cada série podem ir a museus como o MAM, o Museu da Língua Portuguesa, o Catavento Cultural e a própria Pinacoteca uma vez por semestre. Em seu primeiro passeio, a 6ª série vai acompanhada pelos pais dos alunos.

A visita dos alunos à Pinacoteca será na primeira semana após as provas.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!