Alunos do Fundamental visitam Bienal

Publicado em 29/10/12

Em outubro, o Departamento Cultural, com apoio da equipe de Arte, levou os estudantes dos quatro anos do Ensino Fundamental II para visitar a 30ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo, que teve como tema “A Iminência das Poéticas”.

“Os alunos do Fundamental II, que têm aulas no período da tarde, puderam aproveitar uma manhã bem diferente. Levá-los para verem obras de arte tem como objetivo aumentar o repertório cultural e também proporcionar uma atividade fora do cotidiano”, explicou Ricardo P. Aguirre, do Departamento Cultural.

Quatro artistas chamaram mais a atenção dos alunos. Um deles foi Arthur Bispo do Rosário, diagnosticado esquizofrênico, que criou obras de dentro de um hospital psiquiátrico; o outro, Israel Absalon, desenvolve esculturas de ambientes que remetem à arquitetura modernista.

Já a artista Sheila Hicks chamou a atenção pelas suas obras feitas de tecido, calcada pela criatividade de técnicas tradicionais e não tradicionais de manipulação têxtil, nas quais usa o fio para jogar com formas, divisões, assimetria, graus variáveis de tensão, relaxamento e cor. Por fim, o artista Marco Fusinato também foi lembrado pelos estudantes, com suas obras interativas que emitem luzes e sons que simulam o barulho de explosões no contato com o visitante.

“Nunca tinha ido a uma Bienal; com essa experiência tive a oportunidade de conhecer bastantes coisas. Gostei muito do diário da artista que se expressava pelo tear, foram as obras dela que mais chamaram a minha atenção. Visitar a Bienal com alguém que entende faz você ver as obras com um outro olhar”, contou a aluna do 7º ano, Letícia Favaro Lamelas.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!