Sustentabilidade e tecnologia sobre rodinhas

Publicado em 13/01/14

Com a tecnologia em miniatura em mãos, os alunos das áreas de Exatas e Biológicas têm a oportunidade de testar, em sala de aula, o funcionamento de um carro elétrico, com fonte de hidrogênio. Ao aprenderem sobre energia renovável e o processo da eletrólise no Laboratório de Química, a classe é estimulada a colocar em prática seus conhecimentos para fazer o carrinho funcionar. Por envolver um conhecimento mais profundo da disciplina e dos processos envolvidos no funcionamento do carro, a experiência é realizada apenas no 3.o ano do Ensino Médio. “Trata-se de uma tecnologia que já está sendo aplicada no nosso cotidiano. Hoje em dia já vemos ônibus híbridos em funcionamento na cidade e está sendo pesquisada a viabilidade de aplicar e tornar mais seguro o uso do hidrogênio como fonte de energia elétrica em carros comuns”, explica Elisabete Rosa, Coordenadora do Laboratório de Química.

Em laboratório, os alunos testam a tecnologia munidos de uma pequena estação, que separa o oxigênio do hidrogênio contidos na água, um cabo que interliga o carrinho a ela para o abastecimento além do veículo com chassi removível para que os alunos possam visualizar com detalhes o que ocorre dentro do motor.

“Eu explico o processo, como e o quê ocorre para o carrinho funcionar, mas quem têm que botar a mão na massa são eles. Eu deixo que eles mesmos montem e tentem fazer ele andar, aplicando o que eles já conhecem sobre a matéria”, conta Bete.

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