Professores de Física em congressos nacionais e internacionais

Publicado em 26/09/18

Sempre buscando melhorar, professores de Física do Band apresentaram seus trabalhos de doutorado nos congressos XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), que ocorreu em Campos do Jordão, e “Groupe International de Recherche sur I´Ensigment de la Physique” (GIREP), que aconteceu na Espanha.

No EPEF, a professora de Física, Fernanda Sodré, falou sobre o conceito de tempo no ensino da Física, enquanto o professor de Física e STEAM, Renato Vilar, mostrou ao público sua pesquisa sobre a influência da escolaridade dos pais no desempenho dos alunos de Física experimental. Além disso, o professor do Instituto de Física da USP, Cristiano Mattos, participou de mesa redonda sobre tendências e desafios da pesquisa em ensino e aprendizagem.

Já o professor Ortega, juntamente com Cristiano, esteve no GIREP para apresentar trabalhos fundamentados na Teoria da Atividade de Vygotsky, sobre interdisciplinaridade, experimentação, múltiplos espaços de aprendizagem, engajamento e apropriação de conceitos pelos alunos. O evento tinha ênfase no ensino interdisciplinar e “maker”, como o STEAM do Colégio. “Estamos bem afinados com os temas”, disse Ortega.

Os congressos foram uma oportunidade para, além de compartilhar o próprio trabalho com outros profissionais da área, conhecer novas ideias e discutir o ensino. “Para mim, foi uma troca muito rica que me fez olhar minha própria pesquisa de um jeito diferente”, disse a professora Fernanda. “É importante para repensar a nossa prática”, completou Renato.

Houve também um encontro no Band onde os professores puderam compartilhar seus trabalhos e o que aprenderam nos congressos com os educadores da Equipe de Ciências. “A ideia era divulgar as boas práticas e compartilhar conhecimentos que, muitas vezes, estão apenas nas universidades. A equipe ficou muito motivada, isso estimula a parceria e o vínculo entre professores”, contou Ricardo Almeida, Coordenador de Ciências da Natureza e Química.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!