Prof.a Daniela Coelho Lastória participa do PERF_FIT na Africa do Sul

Publicado em 16/08/19

A professora Daniela Coelho Lastória, que faz mestrado em Ciências na Universidade de São Paulo está participando da elaboração do PERF-FIT, na África do Sul.

O PERF-FIT compreende tarefas que avaliam a agilidade, velocidade, potência, equilíbrio, coordenação e habilidade motora. A proposta é que os materiais utilizados sejam baratos e de fácil consecução, para que o teste possa ser utilizado em locais de baixo recurso. O objetivo principal é investigar atrasos motores em crianças, para que elas possam ser precocemente engajadas em atividades que contribuam para seu desenvolvimento saudável, e foi desenvolvido pela professora e pesquisadora Bouwien Smits-Engelsman.

A pesquisadora Bouwien Smits-Engelsman é uma referência na área de desenvolvimento motor e detecção do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Ela está desenvolvendo um novo protocolo de avaliação do desempenho motor de crianças na faixa etária de 6 a 11 anos de idade. Esta bateria de testes foi nomeada de PERF-FIT (performance – fitness).

Como parte da formação da Professora Daniela no mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo, ela foi convidada a fazer parte da coleta de dados nas escolas da Cidade do Cabo na África do Sul, no período entre 23/07 a 23/08, e será responsável pela tradução e adequação cultural do manual para a Língua Portuguesa. A versão em português será utilizada em escolas de Portugal e do Brasil.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Educação Física e Esporte