Alunos criam game educativo de Química
Um grupo de alunos, composto pelos alunos da 2.a série do Ensino Médio Cristóbal Sciutto, Fernando de Moraes, Gabriel Yshay, Guilherme Lacks, Isabela Baptista, Matheus Boger e Rafael Szair, participará da Feira de Ciências deste ano com um projeto de análise da eficácia dos games na sala de aula.
Para isso, o grupo criou uma proposta de jogo relacionado a Química. O projeto consiste em um jogo de RPG que instiga os alunos sobre conceitos básicos da disciplina. Eles acreditam que o conhecimento, quando aliado aos jogos, é “gravado mais facilmente e dificilmente esquecido”.
A professora Vanderiza Rodrigues, que orientou o grupo junto da monitora Lígia Bozzi, afirma ser muito importante que o desejo de mudar os métodos do ensino surja dos próprios alunos.
A impressora 3D auxiliou na produção dos personagens e ferramentas do jogo. Os estudantes dizem ter aprendido muito por meio de tutoriais e vídeos na internet. O aluno Matheus Boger acredita que os games são uma ótima forma para fixar alguns conhecimentos e afirma que muito do que aprendeu em Inglês, por exemplo, foi por meio de games.