Indicações de leitura

Publicado em 19/02/15

2.01 - blendBlended: using disruptive innovation to improve schools
Autor: Michael B. Horn e Heather Staker
Editora: Jossey-Bass
ISBN 978-111-895-154

Blended is the practical field guide for implementing blended learning technique in K-12 schools. A follow-up to the best-seller Disrupting Class by Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, and Curtis W. Johnson, this hands-on guide is intended not only to be a resource for those wanting to make significant changes in their schools, but also na eye opener for people who feel content with what they have. Readers will find a step-by-step framework upon which to build a more student-centered educational system along with real-world advice for creating the next generation of K-12 learning environments.

Leaders, teachers, and other stakeholders will gain valuable insight into the processo using online learning, benefiting students and teacher alike, while avoiding missteps and potential pitfalls. Blended helps users:

  • Discover an attainable framework for implementing blended learning in a classroom, school, or district.
  • Unlock the potential and mitigate the risks of online learning.
  • Find answers to the most commonly asked questions about blended learning.
  • Create a more student-centered system that functions as a positive force across grade levels.

 

2.02 - EducacaoCompetência e qualidadeEducação: competência e qualidade
Autor: Nilson José Machado
Editora: escrituras
ISBN 978-85—7531-317-6

A coleção Ensaios Transversais trata de temas que articulam reflexões teóricas e ações cotidianas, em busca do que se poderia caracterizar como uma Scientia Activa. Os textos representam vozes que procuram um debate aberto, que transcenda a mera reiteração de ecos e contribua efetivamente para a negociação de possibilidade para um acordo no discurso, fundamental para a construção da cidadania.

 

2.03 - sociedade no poderA sociedade no poder: controlando os políticos no governo após as eleições
Autor: Aries Leslie Smith
Editora: Scortecci
ISBN 978-85-366-3825-6

Nas últimas décadas tem se assistido ao despertar da consciência social dos cidadãos, através do engajamento crescente das pessoas e empresas em ONGs e programa de voluntariado, demostrando claramente a incapacidade do Estado em atender as necessidades sociais e culturais em nível satisfatório.

No campo político, dada a descrença de que a militância partidária possa ser o caminho para atingirmos uma vida pública digna de orgulho cívico, o engajamento da sociedade entre as eleições se limita a vigiar e pressionar os governos, partidos e políticos, por meio da imprensa, corporações privadas, entidades da sociedade civil organizada ou redes sociais. Ou acontece espasmodicamente nas manifestações de ruas difusas, que não costumam apresentar propostas claras e consistentes. Em ambos os casos, sem real poder político institucional, só restando ao povo o grito ou o lobby legítimo.

A sociedade está madura para ir além – ela já pode e deve assumir o poder.

 

2.04 - alcoolÁlcool e drogas na adolescência: um guia para pais e professores
Autor: Ilana Pinsky e Cesar Pazinatto
Editora: Globo Livros
ISBN 978-85-7244-878-9

Este livro traz informações importantes e práticas sobre como tratar da questão das drogas e das bebidas alcoólicas com os jovens.

Os autores, experientes no assunto, não se esquivam da complexidade do tema. Afinal, são diferentes tipos de drogas, diversas situações, vários níveis de consumo, muitos tipos de famílias, etc. E situações diferentes exigem abordagens diversas. No entanto, diálogo e limites bem estabelecidos e coerentes devem sempre estar presentes. Tudo isso baseado em muita informação, já que todos que lidam com jovens sabem de seu característico questionamento, que exige dados corretos para dialogar. Para ajudar pais e educadores nessa tarefa, o livro responde às dúvidas mais recorrentes, fornecendo dados científicos e fundamentados em pesquisas para que os responsáveis tenham mais conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, mais argumentos, mostrando, assim, caminhos para minimizar o problema.

A sociedade como um todo e, principalmente, a família e a escola – que, em geral, estão mais próximos dos adolescentes – devem trabalhar em conjunto para orientá-los. Assim, além das questões que os autores respondem, o livro apresenta uma série de atividades criativas e informativas, que utilizam o álcool e as drogas como tema, para serem trabalhadas em sala de aula.

 

2.05 - EducomunicaoEducomunicação, redes sociais e interatividade
Orgs: Cecília Pavani, Cristiane Parente, Fabiano Ormaneze
Editora: Leitura crítica
ISBN 978-85-64440-10-4

Este livro reúne artigos produzidos a partir das comunicações apresentadas no 6º Seminário Nacional “O professor e a Leitura de Jornal”, realizado em julho de 2012, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), tendo como tema “Redes Sociais e Interatividade”. O evento estabeleceu como principal objetivo discutir a relação entre as diversas mídias e a sua utilização no ambiente escolar. Mais especificamente, a proposta foi a de realizar uma discussão em que o jornal impresso pudesse ser colocado no mesmo nível das diferentes mídias e dos processos pedagógicos na sociedade contemporânea. Além disso, procurou-se incentivar o debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção das informações midiáticas nos vários espaços socioeducativos. Como a democracia nos meios de comunicação pressupõe a produção de material midiático e a pesquisa sobre os seus efeitos na sociedade, o seminário também pretendeu estimular a produção e o intercâmbio de resultados de levantamentos e experiências que tivessem como foco os aspectos relacionados ao tema proposto.

 
2.06 - jornalismoJornalismo de Rádio
Autor: Milton Jung
Editora: Contexto
ISBN 978-85-7244-281-7

O rádio, esse “senhor” de mais de oitenta anos, soube como poucos assimilar as novas tecnologias, mantendo um público cativo e conquistando novos ouvintes, onde quer que eles estivessem. Da dona de casa ao alto executivo, diariamente milhões de pessoas sintonizam a emissora preferida em busca de notícias, informações ou mesmo de uma palavra amiga. Presente na Internet, hoje é possível interagir com os apresentadores por e-mail ou telefone, aumentando a proximidade entre locutor e público. Neste livro, escrito para jornalistas e estudantes de Comunicações, Milton Jung, além de fornecer orientações práticas para quem pretende ingressar na área, expõe o cotidiano em uma grande emissora, e as “lendas” e histórias verídicas que circulam nos bastidores desse ágil, poderoso e essencial veículo de comunicação.

 

2.08 - terraTerra sonâmbula
Autor: Mia Couto
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-1044-5

Ancorado em cuidadosa carpintaria poética e fabular, Terra Sonâmbula é uma verdadeira aula sobre a velha arte de contar histórias.

No Moçambique pós-independência, ao mergulhado em uma devastadora guerra civil, dois companheiros de viagem, o velho Tuahir e o menino Muidinga, topam com um ônibus incendiado que lhes servirá de abrigo. Ao lado do ônibus, encontram uma mala. Dentro dela, descobrem o diário de Kindzu, outro fugitivo das atrocidades da guerra. Os doze cadernos que compõem o diário de Kindzu estão recheados de histórias e fantasias míticas ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África quanto na vivência dos horrores de um conflito que mais parece um pesadelo sem fim.

Mia Couto, neste romance admirável, comunica-se diretamente com a alma profunda de uma terra conturbada à qual foi negado o direito ao sono – a terra sonâmbula –, mas não ao sonho e à arte, as vias mágicas por excelência de resgate da vida humana.

 
2.07 - Conte sua história de São PauloConte sua história de São Paulo
Autor: Milton Jung
Editora: Globo
ISBN 85-250-4283-8

Minha relação com o rádio, muito antes de ser jornalista, começou como ouvinte lá pelo fim dos anos de 1970. Sempre me impressionaram os relatos da conquista heroica, do drama pessoal, da tragédia familiar ou do desenvolvimento das relações humanas. As melhores reportagens que ouvi ou realizei, as mais marcantes, aquelas de que me lembro ainda hoje, são as que contam histórias e descrevem o cotidiano do cidadão.

Desde janeiro 2006, quando a rádio CBN criou o quadro “Conte sua História de São Paulo”, em homenagem aos 452 anos de fundação da capital, é comum ouvir a cobrança para que eu conte as minhas histórias da cidade. Mas, afinal, o que faço desde 2000 à frente do programa CBN São Paulo? Durante duas horas e meia, de segunda a sábado, o CBN São Paulo conta histórias da nossa cidade, muitas protagonizadas pelo ouvinte-internauta, essa figura que surgiu pouco antes da despedida do século 20, quando as máquinas de datilografia sobre as escrivaninhas foram substituídas pelos computadores nas estações de trabalho.

 

2.09 - caindoCaindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação
Autor: Caio Dib
Editora: do Autor

Projeto de educação, com objetivos, metas e
Métricas, o Brasil nunca teve. Em século algum, ou contexto nenhum. Talvez o mais próximo disso tenha sido a agressiva e necessária universalização promovida do Ensino Básico nos anos 1990 e 2000. Mas o que acontece dentro da sala de aula, ou como são formados os docentes, foram sempre assuntos de disputas de cátedras universitárias, egos de pesquisadores ou territórios de partidos políticos. Enquanto nada parece tanger a sociedade, a preta de olhos verdes, ligeiramente puxados, cujos nariz aponta para África, a roupa para a Europa e o iPad para a América do Norte continua lá. Enigmática, deixou de ser apenas o “mito das raças tristes”. Explodiu em criatividade, conquistou o mundo e ficou a bandeira na economia criativa. Como chegou lá? Ninguém sabe ao certo; nem universidades, nem pesquisadores e tampouco partidos políticos.

O Brasil cresceu e caindo nesse gigante, Caio Dib nos ajuda a montar o mosaico de experiência educacionais que nos faz compreender que não apenas a sorte leva alguns jovens oriundos da periferia das grandes cidades, da dureza do semiárido ou das comunidades quilombolas e ribeirinhas a conseguir, diante de tanto fracasso, um belo projeto de vida. São as experiências que encantaram o autor, reunidas neste livro, que podem servir de base para vários projetos para um país. Afinal, no Brasil tudo é plural.

 

2.10 - Manoel do empManual do empreendedorismo: 74 dicas para ser um empreendedor de sucesso
Autor: Bruno Caetano
Editora: Gente
ISBN 978-85-7312-990-8

O guia prático para quem sonha em ir mais longe.

Quais os segredos para obter o próprio negócio? O que todo empreendedor precisa saber para se tornar um verdadeiro líder?

Neste livro, Bruno Caetano presenteia a todos com informações valiosíssimas para aqueles que desejam trilhar um caminho de prosperidade, sendo o protagonista do seu sonho. Aqui, você descobrirá como garantir a melhor estratégia para obter o melhor resultado por meio de:

  • Planejamento;
  • Investimento;
  • Análise de oportunidades;
  • Relacionamento com clientes e colaboradores.

Descubra como o mercado funciona antes de abrir seu negócio.

 

2.12 - historia do mundoA história do mundo em 100 objetos
Autor: Neil MacGregor
Editora: Intrínseca
ISBN 978-85-8057-441-8

Neste livro viajamos de volta no tempo e cruzamos o globo terrestre para ver como nós, seres humanos, moldamos o mundo e fomos moldados por ele nos últimos dois milhões de anos. O relato é conduzido pelos mais variados artefatos que o homem produziu, concebidos cuidadosamente para serem admirados e preservados ou para serem usados, danificados e descartados. Foram selecionados apenas cem objetos de diferentes momentos de nossa jornada: de uma panela a um galeão dourado, de uma ferramenta da idade da pedra a uma lâmpada fotovoltaica, todos do acervo do British Museum.

 

2.014 - Desing educacionalDesign Educacional: educação a distância na prática
Autor: João Mattar
Editora: Artesanato Educacional
ISBN 978-85-64803-02-2

As novas tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na educação. Uma dessas mudanças é o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), que tem criado novos personagens, como os tutores. Este livro explora as características e funções de um desses novos personagens, o Designer Educacional, defendendo uma educação aberta e flexível.

Quais as diferenças entre design educacional e instrucional? Que contribuições os games podem trazer à educação? Quais são as etapas do design educacional? Como podemos incorporar Ambiente Virtuais de Aprendizagem? O que significam princípios multimídia? Como trabalhar elementos visuais de ensino, como imagens, gráficos e tabelas? O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs? Essas e outras questões são exploradas neste livro.

 

2.16 - Arte para que A preocupação social na arte brasileira 1930-1970
Autor: Aracy A. Amaral
Editora: Studio Nobel
ISBN 85-7553-011-9

O preconceito da abordagem conteudística da obra de arte tem impedido a apreciação da preocupação social na arte de nosso tempo. No entanto, essa preocupação, tem sido uma constante nas artes visuais de nosso País, assim como uma das características na arte da América latina contemporânea. Assim, paralelamente às tendências renovadoras e anti-acadêmicas que começam a tomar corpo nos anos 20, ou simultaneamente a elas, o artista passa cada vez mais a se indagar sobre a função social de sua produção, seu público e como colocar sua obra a serviço de alterações da estrutura de uma sociedade injusta. Essas preocupações, que em determinados períodos chegaram a levar o artista à militância política (tanto na música quanto na poesia, no cinema, nas artes visuais, no teatro como na literatura), dificilmente são permanentes em toda a sua trajetória profissional. Em geral correspondem a uma fase de seu trabalho, ou mesmo a obras isoladas no contexto de sua produção e emergem em momentos de efervescência político-social de seu entorno.

 
2.12 - 11 misteriosOs 11 maiores mistérios do universo
Autor: Reinaldo José Lopes
Editora: Abril
ISBN 978-85-364-1226-1

Até onde sabemos, os membros da nossa espécie sempre foram fascinados por uma série de mistérios fundamentais. Um deles: o Cosmos teria emergido sozinho do caos, de forma espontânea, ou alguma entidade que governa seu desenvolvimento? E, por falar nisso, o conjunto de tudo o que existe teve mesmo um começo? E terá um fim? Onde quer que encontremos registros do pensamento humano, vemos versões dessas perguntas sendo feitas e tentativas de respostas a elas, usando a linguagem do mito, da filosofia e, nos últimos séculos, a da ciência. Mas hoje as coisas mudaram um pouco de figura. Nunca tivemos tamanha abundância de dados para esboçar respostas a esses mistérios quanto hoje. Neste livro, o jornalista cientifico Reinaldo José Lopes relata o estado atual dessa busca, misturando precisão, irreverência e, o mais importante, paixão pelo conhecimento humano.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!

mais de Acervo

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Periódicos de abril/ 2018

Publicado em 05/04/18

Periódicos de março/ 2018

Publicado em 08/03/18