O Colégio Bandeirantes tem um compromisso com a formação cidadã integral e cosmopolita dos estudantes e, por isso, os educadores buscam se manter atualizados às constantes transformações da sociedade e da educação. Em vista disso, no dia 23 de maio, Lucianne Leigue, Professora de STEAM, e Viviane Nunes, Orientadora Educacional do Fund I, representaram o Colégio no Encontro Regional da Rede de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), realizado no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.
A Rede PEA-UNESCO reúne escolas comprometidas com os princípios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como o Band, que é associado à UNESCO desde 2017. Ou seja, escolas que promovem ações voltadas à cidadania global, cultura de paz, direitos humanos, sustentabilidade, diversidade, educação intercultural e formação integral dos estudantes.
Durante o encontro, foram discutidos temas centrais para a educação contemporânea. As conversas abordaram questões como o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial, a importância da educação midiática na formação de estudantes críticos diante da circulação de informações e o papel da escola na valorização da diversidade, da representatividade e da educação antirracista.
As palestras também trouxeram reflexões sobre os desafios de formar jovens capazes de interpretar o mundo de maneira crítica, responsável e sensível, reconhecendo diferentes culturas, identidades e formas de produzir conhecimento. A participação das educadoras no evento fortalece o compromisso do Colégio com uma educação alinhada aos princípios da Rede PEA-UNESCO, ampliando o diálogo entre práticas pedagógicas, formação cidadã e cosmopolita, inovação e responsabilidade social.


