“Violência extrema nas escolas: a importância da convivência positiva” com Telma Vinha

Publicado em 10/05/23

O mês de abril foi pautado por notícias de ameaças de violência extrema nas escolas. Muito se discutiu sobre o tema, que trouxe tensão e medo para pais e educadores. Trata-se de um problema complexo e multifatorial que, portanto, deve ser abordado a partir de múltiplas perspectivas que incluem segurança, educação e convivência.

Nesse contexto, a equipe de Convivência do Band convidou nossa comunidade para o webinar “Violência extrema nas escolas: a importância da convivência positiva”, com a Dra. Telma Vinha. Em sua fala, a palestrante trouxe dados de pesquisa sobre esse tipo de violência no Brasil, apresentou as principais características dos agressores e a maneira como as redes sociais facilitam a integração desses jovens às comunidades violentas e contribuem para a disseminação de todos os tipos de agressões. Por fim, destacou a importância da escola como ambiente de aprendizagem da convivência no espaço coletivo e de valores socialmente desejáveis.

Vale lembrar que a Dra. Telma Vinha é consultora do Band desde 2014, contribuindo com a formação de diferentes grupos de educadores e com o desenvolvimento e implementação do nosso Plano de Convivência Escolar, pautado em três eixos: institucional, curricular e interpessoal.

Telma Vinha é doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas sobre a qualidade da convivência e do clima escolar, conflitos e violência na escola, desenvolvimento moral e socioemocional e relações entre alunos, professores e famílias. É coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP e coordenadora associada do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o GEPEM, da UNICAMP/UNESP. Autora de livros e artigos diversos.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência