No final de maio, os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental II tiveram a oportunidade de participar de uma aula de Artes e Convivência diferente da convencional, dentro do Edifício Copan.
A atividade, que foi realizada pela primeira vez e de maneira inédita, foi uma parceria entre as disciplinas de Artes+SPACE (São Paulo Abordagem Crítica do Espaço), Convivência e Inglês junto ao Departamento Cultural. A visita teve o objetivo de proporcionar aos estudantes a possibilidade de ampliar a percepção do espaço urbano e da cidade de São Paulo.
Além disso, a fim de promover uma experiência imersiva, foram alugados dois apartamentos dentro do edifício em que foram realizadas aulas de Convivência e de Artes+SPACE. Os alunos também conheceram diferentes áreas da instalação, coletando dados que serão utilizados no trabalho em parceria com Inglês, e conversaram com moradores e trabalhadores do local.
“A visita ao Copan foi uma experiência muito enriquecedora, oferecendo uma oportunidade de sair da rotina escolar e explorar um dos marcos arquitetônicos mais icônicos de São Paulo. Além de admirar a beleza e a história do edifício, a visita proporcionou uma nova perspectiva sobre a cidade.” declarou Beatriz Kohlbach, professora de Convivência.
Atrelado à disciplina de Convivência segundo Beatriz, a atividade permitiu observar e refletir sobre as dinâmicas sociais discutidas em sala de aula, fundamentadas na teoria do Estigma de Erving Goffman. “Muitos preconceitos surgem da falta de convivência e da percepção do outro como uma ameaça. A arquitetura modernista do Copan, com sua proposta de mistura e diversidade, exemplifica perfeitamente essa ideia”.
“A ideia central, não era fazer um passeio turístico mas ter uma aula de Convivência Positiva, Artes e Space dentro de um apartamento composto por uma arquitetura pensada para vivência coletiva. Buscando entre elementos, formas e organizações, diferentes estratégias de como uma sociedade de forma democrática pode viver.”, declarou , Mariane Cavalheiro, professora de Artes, Space e STEAM.
“Esta visita proporcionou uma oportunidade riquíssima para que nossos alunos se aprofundassem no centro da nossa cidade. O Estudo do Meio ao Edifício Copan ofereceu mais do que uma visita e sim uma vivência.”, pontuou Alessandra Sportelli, assistente de Artes. “Antes da visita com os alunos, realizamos uma visita técnica com educadores de todas as áreas envolvidas nesse projeto. A ideia era familiarizar a equipe com o local e planejar a melhor experiência possível para os estudantes. Foi muito gratificante observar os estudantes explorando o espaço, muitos deles pela primeira vez. Eles conheceram um ambiente novo, desmistificaram ideias preconcebidas e se encantaram com a riqueza cultural e histórica do Copan.”, concluiu Catarine Nunes do Departamento Cultural do Band.