A Coordenadora de Espanhol, Rosemeire Carriel e a Coordenadora de Tecnologia Educacional do Band, Sílvia Vampre, escreveram recentemente o artigo “O jogo como elemento lúdico na aprendizagem de espanhol” para a coletânea de livros lançada pela Universidade de Stanford em parceria com a Fundação Lemann. O texto pode ser encontrado no volume sobre “Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem”. Essa coleção reúne diversos artigos que falam sobre a tecnologia e a inovação na educação brasileira.
O Departamento de Espanhol do Band já utiliza a tecnologia e a gamificação há muito tempo dentro e fora das salas de aula. Os alunos contam com atividades realizadas online nos famosos “Estudio 6” e “Estudio 8”, além é claro do jogo “Un Viaje Por América Del Sur”, lançado em parceria com Departamento de Tecnologia Educacional e vencedor do Prêmio ARede Educa de 2016.
“Em 2002, quando surgiu a ideia de criar um game no curso de Espanhol, os recursos tecnológicos não eram tão vastos quanto hoje, mas a visão e propósito do trabalho já estavam bem definidos dentro do Colégio. Ao longo dos anos, novas ferramentas e plataformas surgiram, viabilizando a implementação de novas propostas pedagógicas mediadas pela tecnologia, incluindo a gamificação de atividades educacionais dentro da sala de aula.”, contou Silvia.
O artigo trata justamente disso. Entre os textos de mais de 100 colaboradores, pesquisadores e acadêmicos está o relato do Band representando as escolas de ensino básico. “Os jogos e a tecnologia no ensino da língua espanhola fazem parte de um projeto que já é praticado por nós há muito tempo. Mostramos no artigo que a ideia não é só interessante, mas também possível e funcional. Todo o processo de gamificação aconteceu naturalmente e atinge o objetivo de ajudar os alunos no entendimento do conteúdo.”, concluiu Rosemeire.