O Colégio Bandeirantes enviou os educadores Alexandre Le Voci Sayad (Idade Mídia) e Emerson Bento Pereira (Coordenador do Departamento Cultural) para conhecerem o que de mais atual existe na criação de soluções tecnológicas para questões de cidadania, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge.(EUA).
O objetivo da viagem foi construir a segunda etapa do programa Open City, que reúne profissionais, educadores e estudantes da BandTec e do Colégio Bandeirantes no desenvolvimento de uma solução online para uma cidade mais aberta e participativa.
Entre MIT e Universidade de Harvard, os dois profissionais se uniram ao jornalista Gilberto Dimenstein no encontro anual do Center for Civic Media. “Todo o ambiente de Boston e Cambridge transpira conhecimento. As pessoas lêem em todos os cantos da cidade. Nos campi parece ser extremamente prazeroso estudar. No MIT o prédio em que estudamos foi construído de forma a facilitar a interdisciplinaridade e o relacionamento entre as pessoas”, explica Emerson.
Entre a programação do evento, que também premiou 16 iniciativas de uso de tecnologia na área dos Direitos Humanos, reuniões com profissionais e uma ampla agenda de contatos foi aberta para o segundo semestre do Open City.
“A vivência aguçou ainda mais nosso propósito de que a educação é algo inevitavelmente multidisciplinar e isso tem que estar presente nas mínimas ações do educador; e também que a internet vive uma etapa única em sua história, em que pode servir como elemento fundamental para uma vida melhor nas cidades do mundo todo”, conclui Alexandre.