Na sexta-feira dia 8 de abril, a turma do Idade Mídia recebeu a editora da revista Corpo a Corpo, Heloísa Oliveira. A conversa abordou temas como o futuro do jornalismo impresso, o cotidiano de uma redação e empoderamento feminino.
A convidada contou para os alunos sobre a decisão de mudar a linha editorial após assumir a revista, optando por não utilizar o software Photoshop para modificar o corpo das mulheres e valorizando a saúde o invés da estética, por exemplo. Ela também falou sobre a sua trajetória no jornalismo e a rotina das editorias de saúde e comportamento. “Eu mesma tinha preconceito com as revistas femininas. Percebi que há possibilidade de um trabalho sério e profundo na área”, disse a jornalista.
Para a aluna Stephanie Ribeiro, o encontro foi importante para ter uma perspectiva sobre jornalismo além dos jornais impressos e desmistificar a imagem de revistas femininas. “Eu gostei de conhecer o trabalho dela, porque eu conhecia muito pouco sobre a rotina de quem trabalha nessas revistas femininas e é mesmo muito diferente dos jornalistas das outras revistas e jornais”, comentou.
Já para Maria Laura Preuss, a conversa trouxe uma visão sobre oportunidades possíveis na área da comunicação e a motivaram a seguir a profissão. “São esses tipos de conversa que fazem os alunos refletirem sobre o próximo passo após a escolha da faculdade, que é apenas o começo”, declarou.
“A presença da Heloísa mostra que a comunicação é um item transversal aos assuntos. Durante a conversa, a gente falou sobre saúde, feminismo e empoderamento feminino; tudo isso tendo como eixo a própria comunicação; esse é o princípio do Idade Mídia”, afirmou Alexandre Sayad, jornalista mentor do projeto.