Para dar o ponta pé inicial, a equipe do Open City organizou uma aula introdutória ao projeto, que estimula os alunos a criar soluções tecnológicas para diferentes comunidades da cidade de São Paulo.
Após uma breve explicação sobre o curso, os 130 inscritos dos primeiros anos foram desafiados a desenvolver e apresentar, em grupos, um projeto para a gestão do Parque do Ibirapuera – que foi apresentado uma semana depois.
As soluções dos grupos foram apresentadas para uma banca composta por quatro profissionais da área. A partir da avaliação, 26 alunos foram selecionados para dar continuidade ao curso extracurricular que conta com a parceria do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Harvard.
Na primeira aula, utilizando espaguete, fita crepe e um rolo de barbante, os alunos foram desafiados a montar uma torre com um Marshmallow no topo. Idealizado pelo MIT, o exercício trabalha a habilidade de prototipagem e experimentação.
Durante este ano, os estudantes conhecerão espaços de coworking – Galeria de grafites a céu aberto e o CUBO, por exemplo –, conversarão com profissionais de empreendedorismo e desenvolverão um protótipo de solução comunitária.