No Band, a valorização da arte como ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral de seus alunos, tem sido disparadora para proporcionar experiências ricas e transformadoras. No Ensino Fundamental I, ao convidar artistas contemporâneos para o encontro e vivências com as crianças, promove-se uma aproximação entre os universos criativos dos artistas e o cotidiano dos estudantes, criando um ambiente singular de trocas, produção de poéticas e criação.
No 1.o ano, os alunos vivenciaram uma experiência marcante com o artista Nino Cais, que, por meio de sua poética que relaciona o corpo humano aos objetos domésticos, compartilhou sua história de vida com as crianças. Ao trazerem objetos de casa, as crianças puderam estabelecer uma relação afetiva com o trabalho de Nino, criando personagens e narrativas que refletiam suas próprias memórias e universos familiares. Essa troca não só estimulou a imaginação das crianças, mas também promoveu uma reflexão sobre a importância dos objetos, da identidade, da afetividade e da memória em suas vidas.
Já no 2.o ano, a visita de Stela Barbieri e Fernando Vilela abriu portas para um universo lúdico e literário. Em um trabalho transdisciplinar com Língua Portuguesa, os artistas compartilharam seus processos de criação de histórias e ilustrações, estimulando a criatividade e a experimentação. As crianças mergulharam no universo dos carimbos de Fernando Vilela, criando suas próprias ilustrações, o que gerou uma verdadeira troca de ideias e conhecimentos no ateliê. A experiência não só reforçou a importância da arte no processo de leitura e escrita, mas também mostrou o poder da ilustração como uma forma de expressão única.
No 3.o ano, a artista Carolina Velasquez guiou os estudantes em uma imersão no universo performático e ancestral. Através de sua pesquisa sobre cosmovisões e rituais de povos originários de Abya Yala, ela proporcionou uma vivência sensorial que ultrapassou as barreiras dos cinco sentidos. As crianças se conectaram com o corpo, a cultura e a memória, explorando a performance como uma forma de se expressar e de se relacionar com o mundo ao seu redor, criando uma experiência que transcende a arte para se tornar uma verdadeira vivência cultural e ancestral.
No 4.o ano, o encontro com o artista Enivo trouxe a arte urbana para o contexto escolar. Conhecido por sua trajetória como grafiteiro e pichador, Enivo compartilhou com os estudantes a importância da arte na cidade e a relação de suas poéticas com questões sociais. Juntos, criaram um grafite colorido e representativo no muro do parque, deixando uma marca visível e duradoura dessa experiência. A atividade não apenas incentivou a expressão artística, mas também fortaleceu a relação dos alunos com o espaço urbano e com a cidade de São Paulo.
No 5.o ano, devido ao projeto do Animaband, momento em que os estudantes conhecem, pesquisam e exploram técnicas de animação, assim como a história do cinema, recebemos a visita da storyboarder e animadora brasileira Che Marqueti que compartilhou com as turmas um pouco de sua trajetória, inspirações e deu dicas preciosas sobre a vida e trabalho de uma animadora.
Essas vivências, além de enriquecer o aprendizado dos estudantes, reforçam o compromisso da escola com a arte como linguagem potente, capaz de promover o pensamento crítico, a criatividade e a transformação e engajamento sociais. Conhecendo artistas atuantes na sociedade, inseridos em seus debates contemporâneos, os estudantes se nutrem de seu próprio tempo, ampliando seus horizontes em âmbito estético e social. Através das trocas com esses artistas contemporâneos, as crianças expandiram suas possibilidades criativas e se conectaram com diferentes formas de expressão, identificando na arte uma forma de narrarem suas próprias histórias.